Voto dos Vereadores

7 A favor
0 Contras
0 Abstenção

Foto de Airton Giacomini Giacomini A favor

Foto de Antônio Gilberto Portz Betinho A favor

Foto de Antônio Manoel Pereira Toninho A favor

Foto de Filipe Dos Santos Turatti Filipe A favor

Foto de Tiago Delwing Pedroso Tiago A favor

Foto de Adilson Evandro Martins Adilson A favor

Foto de Paulo Cesar Cornelius PC A favor

Plenária: 21 de março de 2017

Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 21/03/2017

INDICAÇÃO 03/2017

 

                  Tiago Delwing Pedroso, Vereador de Bom Retiro do Sul, no uso de suas atribuições legais, vem indicar ao Poder Executivo Municipal a aquisição e/ou desapropriação de área de terras para abertura de logradouro com a finalidade unir o Bairro Centro/Cidade Baixa com o Bairro Imigrante e assim ligar as Ruas Marino Görgen e Duque de Caxias, criando uma via alternativa importante para a malha viária da cidade.

Justificativa:

                   O Bairro Centro Cidade Baixa e o Bairro Imigrante são hoje dois dos mais importantes bairros de nosso município, o primeiro se destaca por sediar o centro histórico, comércio, setor bancário, rodoviária, e por abrigar também os dois poderes constituídos no município, Executivo e Legislativo.

                   Já o bairro Imigrante tem se destacado por ser o mais populoso bairro de nossa cidade, também por sediar uma das grandes indústrias do município, Calçados Atlas, além de outros tantos ateliers de calçados e prestadores de serviço.

                    Entretanto, em que pese sejam bairros limítrofes, atualmente não dispõem de uma via de ligação adequada entre os eles.

                    As alternativas para transitar diretamente entre estes bairros se dão de duas formas, uma pela Rua Antônio Moraes Viegas (rua do hospital), a qual por questões de segurança do trânsito, tornou-se via de mão única no trecho inicial, ligação com a Rua Senador Pinheiro Machado, e a outra, se dá pelo acesso à Vila Brasília, o qual dispõe de trafegabilidade precária.

                   Atualmente, centenas de pedestres e veículos deslocam-se entre estes bairros. Muitos moradores dos bairros Goiabeira e Centro Cidade Baixa trabalham no Bairro Imigrante, sendo a sua grande maioria pedestre. Bem como, muitos moradores do Bairro Imigrante precisam se deslocar diariamente ao Bairro Centro Cidade Baixa.

                    Entretanto, para encurtar o trajeto entre os bairros, famílias têm se utilizado do atalho existente entre as Ruas Marino Görgen e Duque de Caxias. Ocorre que este atalho não oferece nenhuma segurança aos transeuntes, seja pelo seu estado de conservação, seja pelo isolamento e total ausência de iluminação pública. A abertura do logradouro para unir estas ruas, trará enorme facilidade de deslocamento entre os bairros, permitindo que trabalhadores tenham seus trajetos encurtados, oferecendo ainda, maior segurança às famílias que conduzem seus filhos às escolas e creches.

                    Sabe-se ainda, que um dos grandes desafios a serem enfrentados pela atual e futuras administrações de nosso município é viabilizar uma melhor trafegabilidade em nossas vias de trânsito e ordenar a expansão urbana.

                    Em face destes desafios, a presente indicação tem como principal objetivo possibilitar uma via de trânsito alternativa à já satura Rua Senador Pinheiro Machado. Reduzindo assim, boa parte do fluxo de nossa via principal.

                    O vereador, autor da presente indicação, coloca-se a disposição do Poder Executivo Municipal para maiores esclarecimentos.