Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 24/10/2017

 

 

               Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Bom Retiro do Sul.

               O Vereador que o presente subscreve requer nos termos regimentais, que seja submetido à apreciação do plenário o seguinte:

 

 

 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 03/2017

             

              “CONCEDE HOMENAGEM A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE BOM RETIRO DO SUL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

 

 

             O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Retiro do Sul, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município: DECRETA:

 

              Art. 1º - Na pessoa da Pastora Maria Grenzel Gressler, a Câmara Municipal de Vereadores Concede homenagem a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Bom Retiro do Sul, pelos 500 anos da Reforma Luterana.

 

              Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

             

 

                               Plenário João Benno Schuh, 24 de outubro de 2017.

 

 

Adilson Evandro Martins

Vereador PSB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENSAGEM JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 03/2017

Homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante

 

               Caríssimos Colegas Vereadores, Senhoras e Senhores que nos assistem nesta noite, a Câmara Municipal de Vereadores de Bom Retiro do Sul homenageia a passagem dos 500 anos da Reforma Luterana, que transcorre no próximo dia 31 de outubro, durante Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, nesta data.

                Há 5 séculos, a Reforma Luterana, ou Reforma Protestante, como também é chamada, causou uma revolução social e política na Alemanha, e suas consequências difundiram-se no mundo de diversas formas, especialmente na arte, cultura, educação, ciência, mas também na liberdade de consciência do indivíduo.

                No Brasil, a chegada dos imigrantes alemães protestantes identifica o início da presença das ideias de Lutero no país, uma vez que trouxeram da Alemanha a herança da fé e a valorização da educação. Os ensinamentos de Lutero estão presentes não apenas nas igrejas, mas também no ensino ministrado por inúmeras escolas e universidades administradas pela Congregação Luterana no Brasil.

                A Reforma promoveu ainda a ideia da igualdade, que tem raízes na crença de que as pessoas são todas criaturas de um único Deus. Contribuiu também para a criação da ética individualista que caracteriza o mundo moderno e deu ênfase no julgamento privado em questões religiosas, além da convicção pessoal interna, o que acentuou a importância do indivíduo e ajudou a moldar o novo homem europeu do período moderno.

                Finalizamos deixando nossa homenagem e reconhecimento a tudo que representou Martinho Lutero para a humanidade ao longo destes séculos e refletindo também, as suas teses por nós colocadas em prática, poderiam contribuir em muito para a construção de uma sociedade melhor.

Parabéns por esta data tão importante.

           Plenário João Benno Schuh, 24 de outubro de 2017.

 

Adilson Evandro Martins

Vereador PSB