Nesta terça-feira, 24, o vereador Filipe Turatti (PT) solicitou a instalação de banheiros nas proximidades da Barragem Eclusa, visto que os visitantes merecem esta melhoria junto ao ponto turístico mais visitado de Bom Retiro do Sul.

Segundo Filipe, em conversa com o Executivo e com um proprietário de terreno nas proximidades do local, foi autorizada a construção de sanitários adequados a legislação e adaptados para que haja maior conforto aos visitantes e moradores.

Na segunda indicação, Turatti solicitou a instalação de quebra-molas ou tachões na rua José Armindo Beppler (proximidades das casas de Pedro Ramos e José Gorgen), na rua Reinaldo Noschang (proximidades do Mercado Casarão, bem como na esquina da rua OlivérioArnt), na rua Senador Pinheiro Machado (proximidades do Doce Planeta, esquina com a Osvaldo Aranha, e nas proximidades da Loja Lebes com a Reinaldo Kollett).

Segundo o vereador o pedido é baseado em reivindicações dos moradores e lojistas, pois existe um fluxo intenso nessas ruas e muitas vezes com a negligência de alguns motoristas ultrapassando o limite de velocidade e acabam botando a vida de pessoas em perigo.

Na terceira indicação Filipe pediu a promoção de um Campeonato Municipal de Tabuleiro, de Dama e Xadrez, a fim de estimular a prática do esporte de maneira geral, desenvolver a capacidade cognitiva, assim como a memória, concentração e inteligência.

Animais abandonados foram tema da Tribuna Livre

Após a repercussão da indicação do vereador Filipe Turatti (PT), sobre a instituição do Projeto Cão Comunitário e o pronunciamento do vereador Silvio Portz (PMDB) sobre sua preocupação com as consequências e manutenção do projeto, ambos feitos na semana anterior, as discussões sobre o tema ganharam espaço em Bom Retiro do Sul.

Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 24, a Tribuna Livre foi utilizada para debater o tema. Josiê do Nascimento, utilizou o espaço, para pedir apoio ao projeto Cão Comunitário e pedir maiores esclarecimentos sobre a criação da ONG de ajuda aos animais abandonados. “Acredito que a população precisa saber de mais detalhes sobre o projeto e ter suas dúvidas sanadas, até por falta de conhecimento do projeto”.

Antônio Rogério da Rocha, o Guinho, também fez uso da Tribuna Livre em razão dos animais abandonados. “Houve pronunciamento nesta casa, na semana anterior, contrário a questão do canil, mas há diferentes tipos de canis, eu tenho meus animais soltos, numa grande área onde eles podem correr, caçar, nadar e viver. Os animais que, hoje eu crio, vão ficar em Piratini, pois o espaço lá é muito bom e os animais estão adaptados, não vou tirá-los de seu habitat. Para a montagem do abrigo em Bom Retiro do Sul quero conseguir uma área maior que a minha atual, e criar da mesma maneira os animais, em boas condições. Não estamos querendo tirar dinheiro de área nenhuma, pois existem verbas estaduais e federais para esta causa. Acredito para as pessoas já existem bastante benefícios é hora de olharmos um pouco para os animais”, finalizou Guinho.

Em seu pronunciamento, Silvio Portz reafirmou sua posição sobre a questão. “Nada tenho contra o vereador Filipe ou o projeto, mas reafirmo minha posição sobre o canil, ele é uma prisão sem volta. Se algumas pessoas quiserem contribuir com a causa e ajudar a cuidar dos animais eu concordo, mas não concordo com o uso de dinheiro público, pois estamos em meio a uma crise e temos de ser cautelosos, há desemprego e falta de recursos, temos de investir nas pessoas. Minha posição sobre o tema é que seja implantado um sistema de cadastro dos animais, assim como é feito o do gado, com um levantamento completo dos animais de cada propriedade, com o cadastramento há condições de mapear e implantar programas de controle. Quanto aos comedouros e bebedouros, acredito que a longo prazo aumentará o número de animais abandonados, também me preocupa a limpeza dos locais e manutenção”, colocou.

O vereador Filipe frisou que todo o trabalho será efetuado por voluntários e os custos não sairão dos cofres municipais.

Data de publicação: 25/01/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius