Aprovadas por unanimidade de votos, onze das treze matérias apresentadas na sessão da última terça-feira, em Bom Retiro do Sul

O vereador Antonio Gilberto Portz apresentou as indicações 16/2017 e 17/2017, onde respectivamente solicita a colocação de placas indicativas nominando as ruas ainda não identificadas, com a recuperação das que se encontram em mau estado de conservação e, que sejam instalados quebra-molas ou redutores de velocidade nas Ruas Arlindo da Silva, entre a Rua Hildo Jacob Thomas e Rua Alfredo Lopes de Araújo e outro na Rua Leopoldo Dahmer, entre o Cachorrão Piriri e Gilson Motos.

O vereador Alessander Negreiros Fritscher também fez duas indicações na noite. Na de Nº 12/2017, Alex solicita a recuperação da Academia ao Ar Livre existente no Bairro Laranjeiras e na de Nº 13/2017, solicita a recuperação geral nas capelas mortuárias junto ao cemitério, com pinturas, especialmente das grades de proteção.

O Vereador Airton Giacomini fez a indicação 25/2017, onde sugere que sejam executadas obras para a recuperação das  seguintes Estradas do interior: no Faxinal do Silva Jorge, as estradas Miné Junqueira, a qual inicia junto a propriedade do Senhor Francisco Silveira e vai até a Comunidade Nossa Senhora de Fátima; a estrada Nelo Ferreira, passando pela propriedade do Vereador Silvio Portz, indo até o Posto de Saúde do Faxinal, nesta, pede atenção especial a um bueiro junto a propriedade do Vereador; e a estrada Valdomiro Klein no Pinhal, que inicia junto a Vila do Pinhal e vai até as proximidades da Domingueira do Renato.

O presidente da casa, vereador Paulo Cesar Cornelius, fez as indicações Nº26/2017, onde solicita que sejam instalados dois quebra-molas na Rua Eldorado, no Bairro San’Diego, e a de N° 27/2017, que seja implantado estacionamento rotativo em frente ao prédio da Padaria da Vovó, nos dois sentidos da via, junto ao Parque Pôr do Sol.

O vereador Filipe dos Santos Turatti, na indicação Nº 20/2017, pede que a administração municipal providencie uma decoração nataliana luminosa na rua Reinaldo Noschang, no trecho da Ponte da Goiabeira até o acesso a ERS129.

Já no pedido de Informações N° 12/2017, os vereadores Airton Giacomini, Paulo Cesar Cornelius, Antonio Manoel Pereira, Antonio Gilberto Portz, Tiago Pedroso, Adilson Evandro Martins e Alessander Negreiros Fritscher, pedem ao Executivo, que seja encaminhado ao Legislativo, uma Cópia do apontamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE, em relação a desatualização da Planta de Valores da cidade, (IPTU).

Oriundos do Executivo, quatro Projetos de Lei deram entrada na casa.

O 110/2017, que autoriza a contratação um Secretário de Escola, com 40 horas semanais, para atuar na EMEI Criança Feliz, e o 11/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder incentivo à empresa Martielo Indústria de Calçados Ltda. – ME, foram aprovadas por unanimidade.

Já o 112/2017 que altera disposições da Lei Municipal Nº 3.913/2013, de 13 de novembro de 2013, que Dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar; e o 113/2017 que altera disposições da Lei Municipal Nº 1547/1995, de 12 de abril de 1995, que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Bom Retiro do Sul, foram baixadas para as Comissões, juntamente com a 107/2017 e 109/2017 que permaneceram.

Ainda, o Projeto de Lei Nº 102/2017, que cria um cargo para Coordenador de Fiscalização, foi reprovado pela maioria absoluta dos votos.

Data de publicação: 22/11/2017