O vereador Filipe Turatti, trouxe a apreciação dos colegas o Projeto de Resolução 001/2017, que cria o Programa Jovem Vereador, na Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul. O projeto foi derrubado por maioria absoluta dos vereadores que apontaram pontos em que discordavam da matéria apresentada. Filipe por sua vez, alegou a falta de diálogo com os colegas sobre o projeto.

Segundo Filipe o projeto é destinado a proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo, bem como a estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a Câmara Municipal.

A escolha dos jovens vereadores se daria por meio de Concurso de Redação da Câmara Municipal, a ser realizado anualmente no mês de novembro, e poderiam participar estudantes de 14 (quatorze) a 24 (vinte e quatro) anos de idade regularmente matriculados do 9° ano ao ensino médio das escolas deste município.

Os vereadores que votaram contra o projeto discordaram sobre a idade dos participantes. “O projeto deveria ser voltado para crianças até os 16 anos, idade em que podem fazer seu título eleitoral, pois a partir daí aqueles que querem participar podem ser ativos na política e até concorrer caso desejem. Os menores de 16 anos podem criar a consciência política nesta fase que antecede seu poder de voto”, colocou Airton Giacomini.

Já o presidente do Legislativo Paulo Cesar Cornelius, alegou os gastos gerados pelo projeto, bem como sua discordância com a idade dos participantes. “Se a ideia do projeto é estimular a participação dos jovens cidadãos na Câmara Municipal ela deve ser desenvolvida com os mais jovens, e não deve ter a intenção da política partidária mascarada. A partir dos 16 anos os jovens já votam, se a ideia é estimular a consciência política, ela deve ser trabalhada antes. Os jovens tem total liberdade para participar da política a partir do momento em que votam, antes disso são deixados de lado nos processos, acredito que temos de envolver jovens menores de 16 anos e dar oportunidade a eles para participarem”, colocou o vereador.

Data de publicação: 08/08/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius