Na sessão desta terça-feira, 11, os vereadores de Bom Retiro do Sul aprovaram por unanimidade duas emendas supressivas que retiraram trechos do projeto 36/2017.

As emendas foram apresentadas pelos vereadores Paulo Cesar Cornelius (PRB), Airton Giacomini (PDT) Tiago Pedroso (PSD), Antônio Manoel Pereira (PTB) e Antônio Gilberto Portz (DEM) e aprovadas pelos nove vereadores.

A primeira emenda supressiva retirou do texto original a criação de um cargo de Coordenador Administrativo, mas manteve a troca da denominação do Coordenador de Departamento de Assistência Social para Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social. A segunda emenda extinguiu o aumento de padrão que seria concedido ao ocupante do cargo na Coordenadoria da Mulher, do padrão10 para o 12.

Para os vereadores a atual situação econômica do país tem exigido atenção redobrada dos gestores públicos e empreendedores em geral para assegurar a manutenção dos postos de trabalho existentes e garantir a isonomia entre os seus servidores. Não nos parece justo alterar o padrão salarial de apenas um cargo, o que na prática evidencia o aumento do salário de apenas um servidor, justamente quando todo o funcionalismo municipal está reivindicando o seu merecido reconhecimento através de aumento real de seus salários.

“Não é justo conceder cerca de 39% de aumento a um servidor, enquanto há centenas esperando pela decisão do Executivo no que diz respeito ao reajuste anual”, colocou Airton Giacomini (PDT).

Segundo ele, a emenda pretende resguardar os direitos de todos os servidores municipais, bem como proteger o Poder Executivo da prática do favorecimento pessoal em detrimento da valorização do coletivo. “O Projeto de Lei 036/2017 está mantido em sua essência, de acordo com a sua mensagem justificativa, que visava a regularização do CRAS do Município, não ocorrendo prejuízo aos servidores.

Farmacêutico

Os vereadores Airton Giacomini (PDT), Antônio Manoel Pereira (PTB) e Paulo César Cornelius (PRB) defenderam ainda que, caso o Executivo disponha de recursos para a criação de cargos que estes sejam direcionados para a contratação de um farmacêutico para atuar nas Unidades Básicas de Saúde do Município. “Estamos com a Farmácia Básica funcionando de maneira precária, com apenas um profissional farmacêutico para atender toda a população, num período de tempo reduzido, então que seja contratado outro profissional para preencher a lacuna de horário sem atendimento, que ainda possa atender a população do interior nas Unidades Básicas de Faxinal e Pinhal, assim não será necessário que as pessoas consultem no interior e desloquem-se para a cidade para retirar medicação”, destacaram os vereadores.

Os vereadores de situação defenderam que já há intenção por parte do Executivo para a contratação de mais um farmacêutico.

Data de publicação: 11/04/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius