Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 30/06/2020

 

 

               Excelentíssimo Senhor Presidente, Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Bom Retiro do Sul.

               Adilson Evandro Martins, Vereador que o presente subscreve requer nos termos regimentais, que seja submetido à apreciação do plenário o seguinte:

 

 

 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 02/2020

             

             “Confere Honra ao Mérito a Igreja do Evangelho Quadrangular e dá outras providências”.

 

 

             O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Retiro do Sul, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, combinada com RI no seu Art. 145 Inciso III;

 

DECRETA:

 

              Art. 1º - Câmara Municipal de Vereadores de Bom Retiro do Sul-RS, por seus Pares, Confere Honra ao Mérito a Igreja do Evangelho Quadrangular, por seus 50 (cinquenta), anos, de história no Município de Bom Retiro do Sul.

 

              Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

             

 

                               Plenário João Benno Schuh, 30 de junho de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MENSAGEM JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 02/2020

 

 

Senhores Vereadores:

 

 

               O presente Projeto de Decreto Legislativo confere Honra ao Mérito a Igreja Evangélica Rios de Vida por seu abnegado desempenho na Comunidade de Bom Retiro do Sul.

              Os vencedores da batalha da vida são homens tementes a Deus, que tem fé em seu coração, e a Igreja do Evangelho Quadrangular e os Seus Pastores, Pr. Guatemi de Almeida,(in memoriam), Pr. Celso Cezimbra (in memoriam), Pra. Sidnei Almeida, Pr. Adão Cunha, (in memoriam), Pr. Fernando Junior e Pr. Eraldo Cardoso, em Bom Retiro do Sul.

               A Igreja do Evangelho Quadrangular, é a grande homenageada desta noite e simboliza estas qualidades merecendo todo o respeito e consideração, pois sempre dignificou a cidade e o povo Bomretirense, demonstrando através das suas atividades de evangelização, socialização, filantrópicas e sociais grande bem a Nossa Terra e Nossa Gente.

               Estes, Nobres Pares, os motivos que nortearam a presente proposta de outorga desta honraria, a qual certamente contará com o beneplácito do Egrégio Plenário.

 

                Bom Retiro do Sul, 30 de junho de 2020.

 


                       

 

 

 

 

  A igreja foi fundada em julho de 1970. pelo Pr. Guatemi de Almeida, natural de Curitiba. Era pastor no município de Taquari começou a evangelização em nosso município na cidade no bairro cidade baixa próximo empresa JBS. Os primeiros pastores a assumir a igreja que foi construída na rua Senador Pinheiro Machado, onde uma das primeiras membras fez a doação do terreno a Sra. Sibila, foram Pastor Guatemi de Almeida, (in memoriam),  Pastor Celso Cezimbra (in memoriam), Pra Sidnei Almeida, Pr Adão Cunha, (in memoriam), Pr Fernando Junior e Pastor Eraldo Cardoso. Em 50 anos a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular construiu mais cinco igrejas e tem mais uma obra aberta pelos bairros da cidade, sempre contribuindo com a evangelização e transformação de vidas através do testemunho da obra de Jesus Cristo e da salvação pela obra da cruz, onde centenas de famílias tiveram suas impactadas pelo evangelho, com curas, libertação mudança de vida, esses foram batizados e seguiram a obediência ao evangelho continuaram a pregação e o testemunho de Cristo, hoje encontramos muitos desses frutos na vida de irmãos que servem ao Senhor em nossa igreja, bem como em outras igrejas irmãs, estes que receberam o Senhor em suas vidas através da Igreja do Evangelho Quadrangular nesses 50 anos de história em nossa cidade. Essa igreja é conhecida pelos cultos vibrantes, muitos louvores e em especial ao espaço que as mulheres ocupam na mesma, sendo ordenada pastoras, pois a fundadora da IEQ sempre lembramos foi.......Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como "Irmã Aimee", recebeu a visão de Deus acerca da Igreja do Evangelho Quadrangular em 1921. Los Angeles foi o centro das operações, sendo o Angelus Temple inaugurado em Echo Park em 1 de janeiro de 1923, reunindo 5.300 pessoas. 

Em 1946, Hermínio Vasquez e Harold Edwin Willians vieram ao Brasil, oriundos da Bolívia. Entraram por Porto Velho (Rondônia) e foram para Manaus e Belém. Continuaram viagem até Santos, São Paulo e Poços de Caldas (MG).
Em 1951, veio de volta ao estado de São Paulo, em São João da Boa Vista. Iniciou-se aí a primeira igreja no Brasil do Evangelho Quadrangular, com o nome de Igreja Evangélica do Brasil, ramo da Igreja do Evangelho Quadrangular mundial.

Harold Edwin Willians foi o fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil (IEQ). Nasceu em Hollywood (sendo anteriormente ator de filmes de cowboys), Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1913. Fundou a IEQ em 1951. Em 1953 a denominação passou-se a chamar Cruzada Nacional de Evangelização.
Em 1955 passou a se chamar Igreja do Evangelho Quadrangular. IEQ Curitiba, em 1955.


Ponta Grossa em 1958. Florianópolis (SC), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro, em 1956. Anápolis (GO) e Manaus (AM), no ano de 1959. No ano de 2007 já são 7000 igrejas no Brasil e cerca de 2 milhões de frequentadores de nossos templos.