Plenária: 28 de julho de 2020

Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 21/07/2020

                 

 

                 PROJETO DE LEI Nº 05/2020

 

 

 “Dá denominação a uma RUA da Cidade de Bom Retiro do Sul e dá outras providências”.

 


                      EDMILSON BUSATTO, Prefeito Municipal de Bom Retiro do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, nos termos do art. 72, inciso IV da Lei Orgânica do Município.

 

                       FAÇO SABER que o Poder Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

 

 

                   Art. 1º Passa denominar-se IRMÃ ARABELA”, a Rua localizada no Bairro São João, a qual inicia junto a Rua Cecilia Koch Brackmann e vai até a Rua Leopoldo Dahmer.

                      

                   Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

                  

                                                                                           

 

          Plenário João Benno Schuh, 21 de julho de 2020.

 

 


MENSAGEM JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº05/2020

 

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores:

 

              Ao saudá-los cordialmente, encaminhamos o Projeto de Lei nº05/2020 que dá denominação a uma rua da cidade, a uma CIDADÃ NOTÁVEL, do nosso Município.

              IRMÃ MARIA ARABELA KLEIN, (Nilza Joana Steffens Klein), Irma Arabela nasceu no dia 16 de dezembro de 1927, na linha Delfina Estrela no então bispado de Porto Alegre.

              Foi batizada em inhandava, município de Taquari, hoje Bom Retiro do Sul, no dia 06 de janeiro de 1928, onde recebeu o nome de Nilza Joana Steffens Klein, seus pais católicos praticante a fizeram crisma em Bom Retiro do Sul.

              Desde cedo jovem Nilza sentiu se chamada a vocação religiosa.

              Alimentava o grande sonho de ser Franciscana, com as Irmãs do Colégio Santo Antônio de Estrela.

              Este desejo transformou-se em decisão, quando ingressou no nono postulado, no dia 25 de fevereiro 1949, em São Leopoldo, no colégio São Jose aos 22 anos de idade.   

              No ano seguinte, aos dois dias de fevereiro de 1950, Nilza recebeu o Habito Religioso, trocando o seu nome por Irmã Maria Arabela Klein.

              Depois de dois anos de noviciado, fez sua primeira profissão religiosa, no dia três de fevereiro de 1952 e renovou seus votos anualmente até a profissão perpetua, em São Leopoldo, aos três dias de fevereiro de 1955.

              Como a Jovem Irmã, foi transferida para Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde trabalhou na enfermagem durante 27 anos e alguns meses. Neste longo período de serviço em situações precárias em que a Santa Casa se encontrava, ela tinha muita história para contar. Inclusive, acolheu mutas pessoas de Bom Retiro do Sul, sendo na maioria colonos, nas enfermarias, onde era responsável, dando-lhes assistência e orientação.   

              Diversas dessas pessoas da colônia eram encaminhadas por seu irmão, funcionário do Sindicato de Bom Retiro do Sul.

              IRMÃ ÁRABELA, exerceu ainda sua missão no serviço da enfermagem em outros hospitais da província: Bom Jesus em Bom Jesus, hospital, Santa Cruz em Santa Cruz do Sul, e em Vila Sério, hoje Cidade Sério, morando na Comunidade São Damião.   

 

A partir de 1989 veio para o Lar Sta. Elisabeth, Na Comunidade Nossa Senhora das Graças, onde prestou seus serviços de enfermagem as pessoas idosas e irmãs. Pastoral social da Santa Casa, Ministra da Eucaristia, Pastoral da Saúde na Paroquia Nossa Senhora da Conceição e Zeladora das Capelinhas de Nossa Senhora. Também era muito hábil em trabalhos manuais, como tricô e crochê. Desde oito de junho de 2009, veio integrar a Comunidade de Santa Elisabeth, para o Apostolado da Oração e tratamento de saúde. Nesta breve história, podemos notar sua profunda crença em sua religião a qual ela amou com muito carinho em cada momento de sua vida.

            IRMÃ ARABELA, sempre se preocupava muito com seus familiares, parentes e amigos sempre perguntava por sua cidade natal, como ia nosso Hospital Santana, como estavam Pedrolina Pivatto, Ilda Cabanellos e pelas irmãs do hospital.

            IRMA ARABELA, tinha uma amiga especial desde sua infância, que se chamava Eulalia Satürmer, hoje Irmã Janet que também está no Lar Sta. Elisabeth.

            IRMÃ ARABELA, foi a primeira Freira natural De Bom Retiro do Sul e a Irmã Janet e natural de Roca Sales, mas desde muito criança veio com seus pais para Bom Retiro do Sul.

            Diante dessa biografia da IRMÃ ARABELA, podemos perceber o valor e riqueza de sua vida doada inteiramente as pessoas doentes e necessidades de atenção.   De maneira simples e despretensiosa dedicou toda sua vida a serviço da vida e na vivencia humilde e fiel ao compromisso religioso em comunidade, na vida religiosa consagrada, Franciscana da Penitencia e Caridade Cristã.  

          Certamente a mística, força que a sustentou na longa caminhada, foi buscada no exemplo do próprio Cristo e nos ensinamentos do seu evangélico.

          Agradecemos a Deus que a escolheu e a chamou para esta vocação, e lhe deu dons para exercer a missão de proteger e salvar vidas. Obrigado pelo seu exemplo e testemunho que deixou e que nos traz presente a bondade e a misericórdia de Deus.

          IRMÃ ARABELA, após alguns anos acamada necessitando de cuidados especiais e nos últimos dias bastante enfraquecida encerrou no dia 28 de março de 2017 as 17 horas e 25 minutos sua peregrinação no meio de nós, partindo para a casa do Pai, na idade de 88anos, 3 messes e doze dias. A vida da IRMÃ ARABELA, foi vivida a serviços da doação. De Deus nos somos e a Deus nos voltamos. IRMÃ ARABELA, não cuidou de sua vida, mas da vida de outras pessoas. Seu sobrenome Klein, em alemão quer dizer pequena, mas foi uma Grande Mulher e ela nos ajudou a cuidar da vida, em especial.

           IRMÃ ARABELA, sempre dedicou todos os dias, uma oração a todos os Bomretirense e Paroquiarias da Sagrada Família de Nossa Cidade. A seus Irmãos e as Irmãs do Lar Elisabeth de São Leopoldo dedicou sua profunda admiração.   

              É, pois, desnecessário dizer que esta CIDADÃ NOTÁVEL merece esta homenagem e que tem o reconhecimento dos moradores de nossa cidade, os quais recebem com muito carinho e respeito esta denominação.

 

              Contando com o beneplácito apoio indispensável para este pleito, antecipadamente agradecemos.

 


                                                   Cordiais saudações,