Estudantes reuniram-se com Executivo e vereadores, liderados por Tiago Pedroso para discutir sobre o transporte universitário.

Na noite da quarta-feira, 25, o vereador Tiago Pedroso coordenou a primeira audiência pública para mobilização em prol do transporte universitário para os bom-retirenses. Participaram da audiência o prefeito Edmilson Busatto, o vice Éder Ciceri, vereadores e estudantes.

Tiago abriu o encontro falando sobre a mobilização iniciada ainda no ano passado. “Começamos este trabalho ano passado e não é tarefa fácil, por isso agradeço a todos que já tentaram e contribuíram de alguma forma pela causa, seja levantando o debate ou tentando conquistar o auxílio. Descobrimos nesta semana que existia já uma associação semelhante em Bom Retiro do Sul e agora temos de nos organizar para definir se criamos uma nova ou seguimos com a antiga”, colocou o vereador

Segundo o vereador, a legislação de diversos municípios foi consultada, na busca por um ideal para ser implantado em Bom Retiro do Sul. “Fomos atrás das experiências de outros municípios pois este projeto é uma forma de garantir o sonho de muitos estudantes, de buscar qualificação e ter uma vida melhor e mais digna, através do trabalho qualificado. O Município está crescendo, empresas estão vindo, o que aumenta a demanda por qualificação em todas as áreas, por isso a necessidade latente de mais profissionais em nossa cidade”, destacou.

Um estudo prévio apontou que o projeto é viável financeiramente, mas deverá haver muito diálogo entre Associação dos Estudantes e Executivo para que os ajustes necessários sejam feitos e todos beneficiados. O prefeito Edmilson colocou que vai procurar ajudar os estudantes. “Que bom que a mobilização foi iniciada, queremos apoiar pois queremos apoiar a educação e o crescimento de nossa gente, o Município será parceiro na medida do possível para o custeio, não posso prometer 100% ou 50% de custeio, vamos ajudar com o que o orçamento permitir e quanto mais, melhor”, colocou.

Como há a necessidade de uma associação legalmente formada para hajam repasses por parte do Executivo, os estudantes formaram uma comissão para trabalhar a questão da associação e haverá nova reunião posteriormente.

Data de publicação: 27/01/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius