Na sessão desta terça-feira, 04 de abril de 2017, a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul foi utilizada por Claudiomiro da Silva e Adriana Cardoso.

Claudiomiro, utilizou o espaço para pedir apoio e participação da comunidade bom-retirense nas ações em prol da arrecadação de fundos para a cirurgia da menina Estefany Fátima da Luz. Na ocasião, o radialista convidou a todos para participarem do Show do humorista Paulinho Mixaria que está agendado para o dia 5 de maio, no Ginásio de Esportes de Fazenda Vilanova, próximo a prefeitura. Os ingressos terão preço único de R$ 20,00.

No dia 7 de maio – um domingo – também ocorre outro evento beneficente em prol de Estefany que será realizado no Salão da Comunidade Católica de Concórdia em Fazenda Vilanova, próximo à antiga praça de pedágio, às margens da BR-386. O evento começará na parte da manhã e se estende até a tarde. Haverá almoço, carreteiro, ao preço de R$ 20,00 por pessoa – crianças até 10 anos não pagam.

A servidora pública Adriana Cardoso, representou a classe em um desabafo, no qual solicitou melhorias salariais, a principal delas é de que os funcionários ganhem ao menos o salário mínimo. “Fizemos um concurso, cumprimos nossos deveres, não faltamos, pois senão perdemos até o Vale Alimentação. Esta situação se arrasta há anos, e agora onde está o Sindicato para nos representar? Queremos ao menos ganhar o valor do salário mínimo, caso contrário, vamos entrar em greve”, colocou a funcionária.

Adriana ainda relatou as dificuldades enfrentadas pelos funcionários, devido ao baixo salário recebido. “Para poder fazer um exame de saúde e comprar um remédio temos de fazer empréstimos, ficar negativo no banco, pois o salário não chega. Desafio a qualquer um para que troque de salário com a gente e consiga sobreviver por um mês, pagando aluguel, água, luz e comida para uma família, recebendo menos de um salário mínimo. Muitos aqui gostam de um churrasco, mas quem é funcionário público e recebe o nosso salário não pode se dar a este luxo. É uma questão de justiça, de valorização. Desabafou a funcionária, que ainda reivindicou melhorias no Vale Alimentação.

Vereadores

Quanto as melhorias solicitadas pelo funcionalismo os vereadores pronunciaram-se favoráveis. Nesta semana, pela primeira vez, todos os edis realizaram uma indicação conjunta pedindo melhorias e ajustes no programa do Vale Alimentação.

Dentre as melhorias solicitadas foi pedido que o Vale Alimentação, seja reajustado de acordo com valores praticados pelas prefeituras de Cruzeiro do Sul, R$ 339,20, Fazenda Vila Nova R$ 380,00, Estrela R$ 330,00, Westfalia R$ 260,00, numa média mínima de R$ 330,00.

Outro ponto abordado na indicação diz respeito ao pagamento integral do benefício, inclusive no período de férias dos servidores e que os descontos por faltas e/ou atestados sejam proporcionais aos dias não trabalhados.

Segundo o presidente do legislativo, Paulo Cesar Cornelius a meta é priorizar e lutar pela valorização dos servidores públicos municipais, buscando melhoria na sua qualidade de vida e da família, bem como, procurando oferecer outros benefícios além da remuneração.

Data de publicação: 05/04/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius