Vereadores aprovam Projetos e Indicações e falam sobre o caos da Saúde em Bom Retiro do Sul

Nesta terça-feira, 19, o Vereador Airton Giacomini apresentou a indicação nº 21/2017, onde solicita a recuperação com concreto ou asfalto, do leito da Rua Onivia M. de Menezes, trecho situado sobre a pinguela, alegando que os veículos sofrem avaria nos pneus e suspensões, com risco de acidentes. “Os carros estão cortando os pneus, devido aos buracos e degraus na via. Aproveito para agradecer ao secretário de obras, Valmor Sehn, pelos pedidos atendidos e pelo apoio. É sempre importante mantermos esta parceria”, disse o vereador. Aprovada por unanimidade.

A outra indicação, nº 18/2017 foi feita pelo vereador Filipe dos Santos Turatti, que solicita a instalação de um Guarda Volumes no Parque Pôr do Sol, para que os usuários tenham um lugar para guardar seus pertences, durante a atividade física. Aprovada por unanimidade.

Também foi discutido pelos vereadores, seis Projetos de Lei do Executivo, onde o de número 091/2017 permaneceu nas Comissões juntamente com os Projetos apresentados de números Nº099/2017 que Cria a Secretaria da Habitação e Assistência Social. Projeto de Lei Nº 100/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar em caráter emergencial, um fiscal para a Secretaria da Fazenda. O Nº101/2017, onde o Executivo solicita o Credenciamento para Serviços de Mecânica Especializada de Veículos, Caminhões, Ônibus e Máquinas da Frota Municipal e o Projeto de Lei Nº 102/2017 que cria um Cargo em Comissão de Coordenador de Fiscalização.

Somente foi aprovado por unanimidade, o Projeto Nº 098/2017 que altera no Plano Plurianual do Município – PPA, o objetivo da Lei Municipal nº 3.903/2013, no Programa 26 – Sanidade Animal que objetiva auxílio no custeio de serviços de assistência veterinária para controle populacional de cães e gatos e de zoonoses, e também do rebanho bovino e suíno, arcando com os custos da contratação de veterinários e profissionais para realizar a isenção animal. Também alterando a Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Municipal nº 4.296/2017.

Aprovados ainda por unanimidade, os projetos de Lei apresentados pelo Legislativo e que estavam em tramitação. O de nº 15/2017 do Vereador Tiago Delwing Pedroso que denomina o prédio público do Espaço Mais Cultura e o Projeto nº17/2017 do Vereador Airton Giacomini para o Programa de Combate ao Mosquito Borrachudo.

Ainda aprovado na casa, por unanimidade, o Relatório do 2º quadrimestre 2017.

 

NA TRIBUNA

O Vereador Filipe Turatti (PT) falou da importância da sua indicação para a construção do Guarda Volumes no Parque Pôr do Sol.

O Vereador Silvio Portz (PMDB) voltou a falar sobre a RS129, “feita uma nova concessão, a prefeitura começa a patrolar já nos próximos dias e o DAER dará abrigo. A estrada está simplesmente intransitável”, disse ele. Falou ainda que está trabalhando no Projeto sobre a construção de um novo posto de saúde na Localidade de Faxinal.

O Vereador Tiago Pedroso (PSD) falou sobre a importância de dar o Nome do ex-prefeito Edgar Silvestre Dremer ao espaço mais cultura.

O Vereador Airton Giacomini (PDT) falou da sua indicação, conforme já citado acima. Também agradeceu a aprovação do Projeto de Combate ao Mosquito e ainda fez um desabafo a respeito da Secretaria da Saúde do município. “Na semana passada algumas pessoas vieram me procurar para dizer que não tem remédio no posto de saúde. Ontem fui lá e confirmei, realmente está faltando remédios na farmácia básica. O nosso atual vice-prefeito, na gestão passada, gritava que estava faltando paracetamol no posto de saúde, e hoje o que será que está acontecendo? Produto de limpeza, os funcionários estão levando de casa, papel higiênico, detergente, a faxineira está só varrendo porque não tem outra coisa para trabalhar. ” Ainda parabenizou a atitude da enfermeira Ana Paula Delwing pela coragem de terem ido pedir ajuda de R$180,00 para os vereadores, para não perderem um recurso para a Saúde.

O último a falar foi o Vereador Paulo Cesar Cornelius (PRB). “Quero começar parabenizando a ti Valmor, pelo trabalho que tu e a tua equipe vem realizando na Secretaria de Obras, pela obra tão pedida do abrigo de ônibus no Bairro São João, que o senhor combinou com a gente e vai sair, continua assim que tu vais longe”.

Paulo Cesar falou também da questão saúde. “A gente sabe que a situação do município em 8 meses de gestão é aterrorizante, é caótica, é preocupante. O atual prefeito pegou o município em condições, com dinheiro em caixa, e hoje, com 8 meses de gestão, o município está ferrado, está quebrado. Então eu me preocupo, porque nós temos mais 3 anos e 4 meses para eles administrarem o nosso município, onde na campanha, no plano de governo, tudo era maravilha, tudo era ouro, nós vamos fazer, nós vamos acontecer, eles diziam.

A mesma questão da RS 129, nós vamos municipalizar??? Está aqui o Secretário de Obras, para atender o nosso município está difícil, e querem municipalizar a 129 que é do estado? Então foi muita promessa.

Agora esteve aqui a enfermeira Ana Paula, pedindo uma ajudinha para os vereadores para não perder um recurso. Estão cortando tudo, até papel higiênico, cortando tudo lá também porque não tem mais dinheiro. O que vai ser no nosso município com essa gestão aí? É preocupante demais!

Os vereadores vão a Brasília, buscar recursos. O Deputado Federal Carlos Gomes entregou 250 mil, está em caixa, para a área da saúde e não tem remédio, não tem nada??

Na eleição, foram de casa em casa dizendo que precisavam botar a maioria dos vereadores na câmara para que não fosse baixado o recurso livre do orçamento que é de 20%, que gera em torno de 6 milhões para a prefeitura trabalhar. Mas nós ganhamos a maioria na câmara e não estamos aqui para prejudicar administração nenhuma, nós estamos aqui para trabalhar, deixamos os 20% e o que aconteceu? Aonde foi parar esse dinheiro? Não tem mais nada? É uma pergunta que não quer calar!!!

O município mais uma vez pagando. Mandaram um projeto para cá de 90 mil reais, para aumentar o IPTU das pessoas, quando íamos derrubar o projeto por achar um absurdo de valor, eles retiraram o projeto e contrataram uma empresa por 240 mil reais, do dinheiro do povo, e o povo paga tudo! Então quero dizer que essa questão do Recurso Livre será muito bem analisada e estudada e se precisar baixar para 4%, será feito para não prejudicar nenhuma pessoa de Bom Retiro do Sul, nem nenhum projeto. Estaremos puxando a responsabilidade para cá, porque se deixarmos na mão deles, prefeito nenhum mais consegue deixar o nosso munícipio em dia, vamos puxar a responsabilidade porque nosso trabalho como vereador é fiscalizar, trabalhar e cobrar eles, por isso o povo escolhe os vereadores”, finalizou o presidente da casa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/09/2017

Créditos: Juciara Gregory

Créditos das Fotos: Juciara Gregory

Compartilhe!