Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, desta terça-feira, 02 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos de lei que contemplavam o aumento do funcionalismo público municipal.

Após serem retirados da ordem do dia, na semana anterior pelo líder de governo Silvio Portz, os projetos foram recolocados em pauta esta semana. Com a aprovação o funcionalismo receberá aumento salarial de 6%, o Vale Feira passará de R$ 25,00 para R$ 35,00 e o Vale Alimentação um aumento de 22,54%. Com a alteração proposta no Vale Refeição os Servidores Municipais passarão a receber R$ 165,00 (Cento e sessenta e cinco reais) para 22 horas semanais, R$ 215,00 (duzentos e quinze reais) para aqueles que tem uma carga horária entre 23 e 35 horas semanais e, por fim, aqueles que possuírem uma carga horária igual ou superior a 36 horas passarão a receber R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Apesar da votação favorável os vereadores Airton Giacomini (PDT) e Paulo Cesar Cornelius (PRB)cobraram a reclassificação dos funcionários que recebem salário menor que o atual salário mínimo nacional, além das melhorias no Vale Alimentação já concedidas aos funcionários do Legislativo. “Continuo dizendo que, com um orçamento R$ 10 milhões maior, vão dar os mesmos 6% que o prefeito anterior vinha dando, temos a certeza de que o aumento poderia ser maior”, colocou Giacomini.

O presidente do Legislativo Paulo Cesar Cornelius colocou que, afora a questão da legalidade sobre o valor recebido pelos serviços gerais, é uma questão de dignidade que os servidores recebam mais. “Podem dizer que legalmente é possível pagar menos de um salário mínimo, mas eu esperava mais do atual prefeito, que prometeu em campanha dignidade aos funcionários e aumentos reais, agora promete reclassificação só para outubro, isso é vergonhoso. Outro vereador anunciou aqui que irão fazer alterações no Vale Alimentação na próxima semana, vamos esperar, torcendo para que aconteça, mas até agora o que foi sinalizado pelo Executivo nos decepcionou”, colocou PC.

Durante a sessão a palavra foi cedida a presidente do Sindicato, Aline Ferreira, que disse estar lutando ao lado dos funcionários que reivindicam a reclassificação e as negociações irão continuar junto ao Executivo.

Silvio Portz (PMDB) anunciou que nos próximos meses deve ser revista a questão da insalubridade pelo Executivo. “É um pedido dos funcionários que deve ser atendido pelo prefeito, a insalubridade foi tirada dos funcionários de maneira intransigente e agora será revista. Outro ponto a destacar é que o prefeito prometeu a reclassificação para daqui a seis meses e esperamos que ela aconteça”, colocou o peemedebista e líder de governo.

Legislativo concedeu melhorias no Vale Alimentação na semana passada

Na semana anterior, o Legislativo não acompanhou a mesma proposta do Executivo no projeto do Vale Alimentação, pois os vereadores alteraram pontos importantes da lei, há muito tempo solicitados pelo funcionalismo. “A partir de agora, os funcionários do Legislativo receberão Vale Alimentação durante o período de férias, pois as pessoas não deixam de comer quando estão em férias. O desconto, em razão de licença para tratamento de saúde, comprovado através de atestado médico, será proporcional ao número de dias faltosos no mês, os funcionários não irão mais perder integralmente o Vale Alimentação caso sejam obrigados a faltar por mais de um dia ao trabalho, devido a problemas de saúde”, colocou o presidente Paulo César Cornelius (PRB).

O  presidente ainda colocou que o Legislativo tomou a dianteira na concessão de alguns benefícios solicitados pelo funcionalismo, pois os próprios vereadores já vêm pedindo as melhorias há tempos ao Executivo. “Se pedimos, devemos mostrar que é possível cumprir, por isso, começamos por estes benefícios, com intuito de sensibilizar o Executivo também, para estas questões que permeiam o aumento salarial e benefícios pedidos pelo funcionalismo em geral”, colocou.

Data de publicação: 03/05/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius