Nesta terça-feira, 14, tomou posse o vereador Adilson Evandro Martins (PSB), eleito vereador em 2016 e estava atuando como secretário municipal de saúde desde 1° de janeiro.

Adilson agradeceu ao votos recebidos pela população que o elegeram vereador, atividade que agora irá exercer. Agradeceu também o apoio da família, do prefeito Edmilson Busatto e do vice Eder Eduardo Muller Ciceri, pela confiança em seu trabalho. “Encerrei meu trabalho na secretaria da saúde na sexta-feira. Tenho certeza que deixei minha contribuição ao município e a população, encaminhando e deixando os trabalhos em dia para o novo secretário Paulo Marmitt. Desde o início combinei com o prefeito Edmilson que não iria atuar até o fim do mandato na pasta da saúde, que sairia quando acreditasse que minha missão estava cumprida e, assim o fiz, pois assumi coloquei ordem na casa, combati os principais problemas e agora posso repassar a missão a outro que vai trabalhar com o mesmo afinco”, destacou Adilson.

Adilson destacou ainda que já doze anos trabalhando no serviço púbico do município. “Meu trabalho é para contribuir e fazer a diferença pelo município, dedicando todo seu esforço. Assumo como dizendo que irei trabalhar na fiscalização e nos projetos que venha a beneficiar a população”, encerrou.

Projetos de lei

Os vereadores aprovaram três projetos de lei do Executivo. Entre eles, a autorização para abertura de crédito suplementar para a compra de duas retroescavadeiras.

O projeto 028/2017 para a compra das duas retroescavadeiras terá um orçamento de R$ 500 mil. Na justificativa, o Executivo relatou a situação de precariedade nas máquinas do município de Bom Retiro do Sul. Com a aquisição destes dois equipamentos, a expectativa é de amenizar a demanda de serviços executados por retroescavadeira.

O projeto de lei 026/2017, para a contratação de um médico clínico geral foi aprovado por unanimidade. A contratação de um médico será pelo período de trinta dias, em substituição ao Dr. Jorge Miguel Garbey Reyna, que está em férias.

O projeto 027/2017, trata da contratação temporária de um professor de matemática, Área II, para atuação na EMEF Isabel Luiza Bittencourt.

Foi rejeitado o PL 025/2017 que encontrava-se sob análise das comissões desde a última semana. O projeto tinha por finalidade a locação de um imóvel para as novas instalações do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Pelo projeto, seria locado um imóvel de alvenaria com aproximadamente 249,36m², na rua Jorge Fett, onde antigamente já esteve instalado o CRAS. O valor mensal da locação seria de R$ 1.800,00. Com a desaprovação ao projeto, o CRAS continuará atendendo a população na Rua Reinaldo Noschang, próximo à Câmara de Vereadores.

Indicação

Cinco vereadores apresentaram Indicação Coletiva pedindo a limpeza da lateral da Rua Leopoldo Dahmer com a Senador Pinheiro Machado, junto ao loteamento da antiga propriedade dos Drebes.

Segundo os vereadores Airton Giacomini, Paulo Cesar Cornelius, Tiago Delwing Pedroso, Antônio Gilberto Portz e Antônio Manoel Pereira, o pedido tem base face a erosão que vem ocorrendo com as chuvas, prejudicando o leito das  artérias supracitadas, criando desconforto aos usuários.

O vereador João Batista Ferreira (PMDB) votou a favor, mas pediu que o Município faça as limpezas em terrenos e outras propriedades e passe a cobrar dos proprietários junto com o IPTU, para ser uma forma justa de atuação.

Pronunciamentos

Os vereadores Betinho e Giacomini falaram sobre os efeitos da última enxurrada e da necessidade da manutenção da limpeza da cidade para o correto escoamento pluvial.

“Fizemos limpeza na cidade nesta semana e encontramos duas bocas de lobo soterradas por entulho e lixo verde depositado por moradores. Tem de haver bom senso por parte das pessoas para ajudar a cuidar do que é de todos, a falta de vazão de uma boca de lobo pode causar o alagamento da casa de outra pessoa”, ressaltou Betinho.

Giacomini pediu que a prefeitura busque mais agilidade e/ou organização no recolhimento do lixo verde e entulho. “Em diversos pontos estes materiais acabaram indo embora com a enxurrada e entupiram bocas de lobo, presenciei diversos casos enquanto percorria a cidade, é preciso também que o Muncípio agilize e organize a coleta do material, para que os moradores saibam quando podem depositá-los nas ruas e que este logo será recolhido”, colocou.

Silvio Portz relatou audiência  na Secretaria Estadual de Obras, em que ele e o prefeito Edmilson pediram a manutenção da RS 129 e 128. Segundo Silvio, o prefeito Edmilson propôs que o Estado faça uma manutenção na RS 129 e depois o Município assumirá a conservação da mesma.

O presidente do Legislativo Paulo César Cornelius, lembrou a todos que a decisão pela rejeição do PL 25 baseou-se nos problemas apontados em ambos os prédios, sendo que no prédio atual uma série de melhorias pode ser realizada pelo proprietário para mudar as condições apontadas, não havendo necessidade da mudança. “O proprietário fará as melhorias e cabe aos ocupantes do imóvel dar vida e boas condições de atendimento aos cidadãos que dele usufruem”, colocou o presidente.

PC ainda elogiou a compra de novas máquinas pelo Município. “Isso é o certo já que tem dinheiro em caixa, que invistam para retornar em serviços para as pessoas que precisam”, destacou.

Data de publicação: 14/03/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius