Vereadores de oposição Tiago Pedroso (PSD), Airton Giacomini (PDT), Antônio Gilberto Portz (DEM), Antônio Manoel Pereira (PTB) e Paulo César Cornelius (PRB) questionaram a contratação de uma empresa.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, desta terça-feira, 23 de maio, os vereadores de oposição Tiago Pedroso (PSD), Airton Giacomini (PDT), Antônio Gilberto Portz (DEM), Antônio Manoel Pereira (PTB) e Paulo César Cornelius (PRB) questionaram a contratação de uma empresa para realizar o georreferenciamento para redefinição dos limites do perímetro urbano, com execução do recadastramento imobiliário de 5.000 unidades (in loco) e atualização da planta genérica de valores (PGV), imagem de satélite de alta resolução, treinamento e suporte.

Segundo os vereadores, a empresa contratada pelo valor de R$ 240 mil, tem como objetivo o aumento da arrecadação através da cobrança de IPTU, no site da empresa há referências há aumentos de até 261% na arrecadação do imposto.

Tiago Pedroso levantou a polêmica alegando que acredita não ser o momento adequado para o Executivo tomar tal atitude. “Acredito que o serviço seja necessário, mas que nossa comunidade não suporte um impacto tão grande no pagamento do IPTU. Nossas famílias tem uma baixo poder aquisitivo, trabalhadores e pais de famílias já pagam seus impostos e honram seus compromissos. Será que é momento de investir dinheiro público para aumentar a arrecadação através de IPTU, tirando dinheiro das famílias, dinheiro que circula no nosso comércio?”, questionou o vereador.

“Agora é hora de continuar no nosso ritmo de crescimento, enfrentarmos a crise, oferecer uma cidade mais acolhedora para nossa gente. Nós vereadores temos feito nossa parte e buscado recursos para isso, o Executivo tem de fazer o mesmo, não penalizando quem é daqui, mas buscando mais benefícios para nossa gente, precisamos de empregos, de oportunidades de mais renda dentro das casas das nossas famílias”, colocou o vereador

Na sequência, Airton Giacomini e os demais colegas foram unânimes em apontar o caminho que consideram ideal para o aumento da arrecadação. “O caminho é investir no setor primário, trazer mais empresas que geram um efeito cascata na economia e no aumento da arrecadação. Para arrecadar mais é preciso alcançar o desenvolvimento econômico. Não podemos penalizar a população e aumentar os impostos, temos é de buscar mais investidores que vão aumentar nossa arrecadação, gerar mais oportunidades para nossos trabalhadores. O brasileiro já paga cerca de 33,4% de impostos sobre o que recebe e o país vive uma grave crise tanto econômica, quanto política. Não é hora de pensar em aumentar impostos”, colocou Giacomini.

Segundo os vereadores no governo anterior, no setor primário houve um crescimento superior a 65% na arrecadação, com ações de incentivo a ampliação da produção primária e atração de novos empreendimentos. A dica de todos é que se atraia dinheiro de fora para o município e não se busque arrecadar tirando da própria economia.

Antônio Gilberto Portz, o Betinho, questionou que o valor investido para contratar a empresa poderia ter sido investido no aumento para os funcionários que ocupam o cargo de serviços gerais, ou na reavaliação da insalubridade do funcionalismo.

‘A arrecadação de janeiro a março de 2017 já registrou um crescimento acumulado de 8,72% em Bom Retiro do Sul. O saldo a maior recebido foi de R$ 424.088,50. Isso mostra que estamos no caminho certo, não podemos tomar outros rumos”, destacou Betinho.

Antônio Manoel Pereira, o Toninho, colocou o trabalho na busca por emendas desempenhado pelos vereadores e as muitas necessidades da comunidade. "É hora de fazer mais para que as pessoas da comunidade tenham uma vida melhor, não é hora de tirar dinheiro das pessoas para arrecadar mais. Depois que oferecer emprego para todos e nossas famílias tiverem uma renda melhor podemos optar por isso, agora não”, colocou.

Para o presidente do Legislativo Paulo César Cornelius enquanto houver vagas faltando nas creches, pais de família desempregados e as pessoas estiverem em filas esperando por algum procedimento médico não é justo fazer com que paguem mais impostos. “Nosso orçamento já vem crescendo com os investimentos atraídos nos últimos anos, só neste primeiro trimestre foi 8,72% maior do que no ano passado, sinal de que estamos no caminho certo. Mas aumentar imposto enquanto nossa gente não tem oportunidades de ganhar mais é muito injusto”, colocou

O vereador Tiago ainda  relatou que muitas pessoas o têm procurado pedindo emprego, vagas em creche, dentre outras necessidades. Por estas necessidades da população, o vereador questiona se não era oportuno investir estes R$ 240 mil na ampliação no número de vagas em creches ou na geração de empregos, por exemplo. “Acredito ser importante reavaliar a parte imobiliária do município. Mas neste momento, acho que o prefeito foi infeliz. Não é hora de onerar mais ainda nossa comunidade pelo simples motivo de aumentar a arrecadação do município”, disse.

Câmara de Vereadores aprova por unanimidade contas do ex-prefeito Pedro Aelton

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, as contas do poder executivo municipal, referentes ao exercício financeiro de 2014. O parecer favorável pela Câmara foi emitida pela Comissão de Finanças, Orçamentos e Tributação por seu Presidente, Antonio Manoel Pereira, Antonio Gilberto Portz, Relator e Adilson Evandro Martins, Membro.

Os vereadores acolheram pareceres favoráveis do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul) e da Comissão, pela aprovação das contas do ex-prefeito Pedro Aelton Wermann e do vice, Paulo André Eidelwein.

Data de publicação: 24/05/2017

Créditos: Joice Huve Hoss Gregorius