Das doze matérias da pauta desta terça-feira, 27, na Câmara de Vereadores, nove foram aprovadas por unanimidade de votos, duas baixadas para as devidas comissões e uma retirada, através de Ofício.

O presidente da Casa, Vereador Airton Giacomini, fez a indicação 02/2018, aprovada por unanimidade de votos, onde solicita também ao Prefeito Municipal em conjunto com Secretário Municipal de Obras e Viação, que seja feita a recuperação de toda a Rua Leopoldo Dahmer, trecho sem asfalto, iniciando junto a Rua Arlindo da Silva, com a colocação de material de boa qualidade, patrolamento, limpeza das sarjetas e bueiros, além de roçadas nas suas laterais, especialmente no lado junto a propriedade do Senhor Nestor Muller. Igualmente solicita que este mesmo trecho, seja incluído no próximo projeto de pavimentação a ser executado pelo prefeito municipal. Segundo o presidente, no local existe até esgoto a céu aberto, causando proliferação de insetos, além de outros desconfortos aos moradores.

O Vereador Antonio Gilberto Portz, fez a Indicação Nº 02/2018, aprovada por unanimidade de votos, solicitando ao Prefeito Municipal, em conjunto com o Secretário Municipal de Obras e Viação, que seja realizado alargamento da estrada Jacó Porn, a partir da junção com a estrada Aldino Mattes, na localidade de Cruz das Almas, até as proximidades da propriedade do Senhor Adão Wermann, e no trecho do declive na Localidade de Sanga Funda, em frente a Cabanha da Fé, segundo o vereador, criando assim, melhores condições de segurança, pois em alguns locais, o leito está muito estreito, tendo risco de acidentes.                      

Já o vereador Antonio Manoel Pereira, fez a Indicação Nº 03/2018, aprovada por unanimidade de votos, para mesma pasta, que os mesmos providenciem um cesto com muck hidráulico para uso dos eletricistas do município. Caso haja disponibilidade financeira faça a aquisição de um caminhão equipado para a finalidade de manutenção da rede elétrica. Segundo o vereador Toninho, o equipamento atual está totalmente defasado, em precárias condições, expondo os funcionários a riscos de acidentes, estando até mesmo a escada quebrada.

Também fez um Requerimento, o de Nº 04/2018, aprovado por unanimidade de votos, onde requer que o Senhor Presidente desta Casa, solicite à Gerência Regional da 11ª capatazia do DAER de Lajeado, que Executem obras para remover um borrachudo na RS 129, nas proximidades da Residência do Senhor Valdir Inério, na localidade de Linha Pedreira, onde inclusive já tombou um caminhão.

Dos vereadores, Filipe dos Santos Turatti e Tiago Delwing Pedroso, a Indicação Nº 01/2018, aprovada por unanimidade de votos,  ao Senhor Prefeito Municipal em conjunto com o Senhor Secretário de Administração e Planejamento, a parceria da Implantação do Programa Mediar da Policia Civil do município, sendo uma maneira do nosso município se destacar na importância da segurança da nossa comunidade, que hoje conta com um novo delegado titular, Marcio de Abreu Moreno, e já se mostrou favorável a essa prática do Programa Mediar, onde torna uma alternativa para busca de uma solução mais adequada para os delitos de menor potencial ofensivo.

E do vereador Filipe dos Santos Turatti, as Indicações 01-2018, aprovada por unanimidade de votos, onde solicita a instalação de Redutores de Velocidade, na Rua José Armindo Beppler, nas proximidades das casas do Pedro Ramos e Zé Görgen na Rua Reinaldo Noschang, nas proximidades do Mercado Casarão, bem como, na esquina da Rua Olivério Arnt e também na Rua Senador Pinheiro Machado, nas proximidades do Doce Planeta com a Rua Osvaldo Aranha, bem como, nas proximidades da Loja Lebes com a Rua Reinaldo Kollett.

E o Nº 02/2018, também aprovada por unanimidade de votos, onde também solicita a instalação de Redutores de Velocidade nos bairros São Francisco e São João, mais precisamente nas ruas Waldemar Arnt, Bento José Labres, Henrique Schimdt, Osvaldo Aranha e Taquari, no local onde já houve a instalação da sinalização, porém sem a conclusão da obra.

Já o Projeto de Lei Oriundo do Legislativo, Nº 02/2018, do vereador Tiago Delwing Pedroso, que cria norma para as escolas e creches municipais, colocar à disposição de seus funcionários, educadores e professores, uma vez a cada dois anos, curso de primeiros socorros, com carga horária mínima de 04 (horas). Ainda, todas as unidades de educação subordinadas a Secretaria Municipal de Educação deverão ter Kits de primeiros socorros, foi baixado para as devidas comissões.

Assim como o Projeto de Lei Nº 024/2018, Oriundo do Executivo, para abertura de Crédito Suplementar no valor de R$300.000,00 no Orçamento Municipal, exercício de 2018, que tem por objetivo, a promoção do Natal nas Águas 2018. A arrecadação de recursos para o evento será de recursos oriundos de Patrocínios, Lei Rouanet, venda de tendas e de venda de ingressos para Área Vip, também baixado para as devidas comissões.

Os Projetos de Lei, Nº 021/2018, Nº 022/2018, Nº 023/2018, também oriundos do Executivo, foram aprovados por unanimidade de votos.

O primeiro autoriza o Poder Executivo Municipal a receber em doação, sem ônus ao Município, uma área de terras urbanas, sem benfeitorias, com a superfície de 2.719,36m², localizada na rua “B”, bairro São João, formando esquina com a avenida Ipanema, que será destinada à construção da base elevada e instalação do reservatório da CORSAN.

O segundo autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder autorização, de forma precária, para o transporte coletivo urbano e rural no Município, garantindo a continuidade dos serviços que vem sendo realizado de longa data, permanecendo esse serviço nos respectivos itinerários em que são realizados.

E o terceiro autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar termo de concessão de uso de um condicionador de ar tipo Split, de propriedade do Município de Bom Retiro do Sul, à Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de melhorar a infraestrutura no atendimento aos munícipes, pelo prazo de doze meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Já o Projeto de Lei 14/2018, do Executivo, que tratava do valor para aquisição dos uniformes escolares e estava em análise nas devidas comissões, foi Retirado pelo Poder Executivo, através do Ofício 056.

            A próxima sessão ordinária acontecerá na próxima terça-feira, 06 de março, às 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 28/02/2018

Créditos: Juciara Gregory

Créditos das Fotos: Juciara Gregory

Compartilhe!