Nesta quinta-feira, dia 13, aconteceu a Sessão Simulada do Programa Jovem Vereador, um Projeto do Vereador Filipe dos Santos Turatti (PT).

Foram dois dias bastante intensos, onde os alunos foram recepcionados na Câmara de Vereadores e tiveram o conhecimento do Regimento Interno e da Lei Orgânica do município, orientados pelo Diretor da Câmara, Edson Jair Pereira.

Também conheceram a estrutura do Poder Executivo, onde foram recepcionados pela equipe e pelo prefeito Edmilson Busatto.

No segundo dia, colocaram em prática o conhecimento adquirido com ideias e sugestões, e, elaboraram indicações de projetos para o município e formaram a mesa diretora com Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário e 2° Secretário e participaram de uma Sessão Ordinária Simulada.

O Projeto busca aproximar os jovens bomretirenses do Poder Legislativo, bem como, fomentar a participação política deste segmento, e, possibilitará que a juventude de nossa cidade, vivencie na prática, o papel de um Vereador, descobrindo as possibilidades e os limites de sua atuação.

Participaram da Sessão, seis dos nove vencedores do Concurso de Redação nas escolas, escolhidas entre o 9° ano e Ensino Médio.

O Tema proposto foi: “Qual a minha contribuição para um Bom Retiro do Sul melhor?” E a Comissão Julgadora foi formada por professoras do município aposentadas, secretaria da Câmara de Vereadores e Secretaria da Educação Municipal.

Os vencedores foram:

Escola de Brasília: Álisson de Lima Mattos

Isabel Luiza Bittencourt: Joel dos Reis Barth

Anita Ferreira de Moraes: Julia Oliveira Pereira

Jacob Arnt: Ana Laura Schmidt

Ensino Médio:

Colégio Estadual Jacob Arnt: Pamela Luana Ohlweiler, Vitória da Rosa Marcelino, Vanessa Maria Webers, Paulo Leonardo de Souza e Laura de Armas Fagundes.

A Segunda edição do projeto será programada no início de 2019, formada pela Comissão de professores e voluntários, SMEC e Câmara de Vereadores. E a prática está prevista para o mês de julho, tendo o trabalho desenvolvido em todo este período.

Data de publicação: 14/12/2018