Nesta terça-feira, 05, aconteceu a primeira Sessão Ordinária de 2019, presidida pelo Vereador Tiago Delwing Pedroso (PSD), novo Presidente da Casa.

Matérias oriundas do Legislativo:

O Vereador Antonio Gilberto Portz fez duas Indicações. Na Indicação 01/2019, Betinho solicita a recuperação do acesso dos produtores rurais, André Portz, João do Pato e Polenta, com patrolamento, colocação de material e roçadas das laterais.

E na Indicação 02/2019, pede que seja recuperado, o leito da rua Reinaldo Kollet, especialmente o quebra-molas existente na baixada, em frente à residência do Senhor Eloi Ribeiro, aumentando o relevo, melhorando a sinalização e fazendo o reparo dos buracos.

O Vereador Antonio Manoel Pereira fez a Indicação 01/2019, solicitando que o Prefeito institua mecanismo legal para que o Poder Executivo custeie os exames toxicológicos de todos os motoristas da Prefeitura Municipal.

O Vereador Airton Giacomini também fez duas Indicações e um Requerimento. Na Indicação 01/2019, Giacomini pede a recuperação da Estrada Valdomiro Klein, na localidade de Pinhal, com a colocação de material de boa qualidade, patrolamento, limpeza das sarjetas e bueiros, além de roçadas nas suas laterais. Iniciando junto a um abrigo existente nas proximidades da residência do Senhor Nilo Kuhn, indo até a Estrada Dodoca Cardoso, junto a propriedade do Senhor Miguel Galdino.

E na Indicação 02/2019, solicita obras de limpeza e drenagem de Valão existente entre a Rua Jorge Fett e a Rua Mathias Klein, com escoadouro nas proximidades da torre da CRT. No local existe água parada e esgoto a céu aberto, com proliferação de todo tipo de bactérias e Mosquitos.

No Requerimento 01/2019, Giacomini solicita que seja encaminhado a Gerência Regional da RGE-SUL de Lajeado, providências quanto a recuperação da rede de abastecimento de energia elétrica no interior do município de Bom Retiro do Sul, principalmente junto as comunidades de Cupido, Pinhal Mundo Novo, Cruz das Almas e Sanga Funda. Também a Substituição de postes, isoladores, cabos, conectores e principalmente limpeza das galhadas, pois está ocorrendo muitas interrupções no abastecimento de energia em face destes problemas nas redes destas localidades.

O Vereador Paulo Cesar Cornélius fez a Indicação 01/2019, solicitando o conserto da Rua José Armindo Beppler, situada na entrada do Pinhal, Bairro São João, onde existe um borrachudo nas proximidades da residência do Kleiton Sippel, o qual está causando acidentes no local com danos materiais aos veículos. A referida rodovia carece de reparos também em outros pontos, atualmente passam por ali, grande quantidade e variedade de produtos de origem agropecuária. E para acelerar a recuperação, sugerimos a aquisição de asfalto por parte do Poder Executivo para melhor atender estas demandas.

E o Vereador Silvio Roberto Portz fez a Indicação 01/2019, pedindo que o município viabilize a pavimentação de 100 metros de paralelepípedos na Estrada Nelo Ferreira em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima no Faxinal do Silva Jorge, sendo o material a ser usado, o que está estocado junto ao Galpão da Secretaria Municipal de Obras e Viação. Destacando que o Presidente da Comunidade, Senhor Antônio Joca, participara com a mão de obra dos calceteiros.

Já o Vereador Alessander Negreiros Fritscher, fez o Pedido de Informações 01/2019, onde requer que o Senhor Prefeito Municipal encaminhe a esta Casa, informações sobre a assiduidade e/ou faltas dos funcionários municipais de todos os setores (secretarias), no período de 16 de dezembro 2018 à 15 de janeiro 2019.

Oriundos do Poder Executivo, dois Projetos de Lei deram entrada nesta terça:

O Nº 011/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Especial, no valor de R$ 15.912,00 para o pagamento do Contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari – CONSISA VRT.

E o N° 012/2019, que altera disposições da Lei Municipal nº 4.208/2015, de 26 de novembro de 2015, autorizando o Executivo Municipal, a efetuar a doação de bem imóvel, com encargo, à empresa XLP- Indústria e Comércio de Produtos Químicos - EIRELI, interrompendo pelo prazo de um ano, a contar de 22 de janeiro de 2019, os prazos estabelecidos no Artigo 3º. Conforme Lei Municipal 4.208/2015, a referida empresa recebeu incentivo através de doação de uma área de terras de 4.530,36m2, sito à Rua Cecília K. Brackmann, Bairro São João, neste Município. Tendo em vista a instabilidade do mercado e a inadimplência de clientes a empresa protocolou novo Processo Administrativo nº 3673/2018, solicitando novo prazo para iniciar as obras e consequentemente a produção.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá na terça-feira, dia 12, às 19h.

Data de publicação: 06/02/2019