Nesta terça-feira, 21, os Edis aprovaram por unanimidade de votos, as sete matérias apreciadas.

Na noite também teve uma Tribuna Livre, onde o Senhor Nelson Borowski, morador da Rua Luis Antônio Pereira, no Bairro São João, entregou aos Vereadores, um Abaixo Assinado que será entregue ao Prefeito Edmilson Busatto, para que seja feito calçamento imediato da respectiva Rua, que também teve o apoio de todos os Vereadores.

O Vereador Paulo Cesar Cornélius (PRB), apresentou o Requerimento Nº 11/2019, onde solicitou ao Presidente desta Casa, Tiago Delwing Pedroso (PSD), que encaminhe à Gerência Regional da RGE-SUL de Lajeado, um pedido para seja feita a poda das árvores junto a rede de abastecimento de energia elétrica na Rua Albino Drebes, também no Bairro São João, localizada atrás da Vila Reifer.

“ O Vice-prefeito em exercício, Eder Muller Ciceri e o Secretário de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito, Clovis Pereira dos Santos me garantiram que estão só aguardando pela RGE, para darem início na obra de alargamento e canalização desta via”, disse o Vereador PC.

Também o Vereador Antônio Gilberto Portz (DEM), na sua Indicação Nº 20/2019, solicita ao Executivo, obras para recuperação das estradas de acesso as propriedades Rurais de João Dorneles e Leo Araújo, ambas na Barra do Silva Jorge, com colocação de material, patrolamento, limpeza das sarjetas e bueiros, pois os produtores estão tendo dificuldade para o escoamento da produção.

Mais três pedidos de melhorias em vias públicas foram feitos na ocasião.

O Vereador Antônio Manoel Pereira (PTB), em sua Indicação Nº 07/2019, pediu que seja feita a recuperação do bueiro existente na Rua João Flavio Mallmann, na RS 129, no Bairro Goiabeira, que devido a ação do tempo, houve erosão, e está oferecendo risco de acidentes, pois o local atualmente está em meia pista, com pouca sinalização, agravando a situação, e está em perímetro urbano.

Na Indicação Nº08/2019, Toninho pede pavimentação do passeio público da Ponte Manoel José Cardoso, sobre o Arroio Ribeiro, no Bairro Goiabeira, em ambas as laterais da rodovia, desde o seu início, até o final, próximo ao Minimercado Cardoso. A referida artéria é um dos principais acessos do município, e oferece risco de acidentes, pois há grande fluxo de pedestres que são obrigados a disputar espaço com os veículos.

E na Indicação Nº 09/2019, pede também a recuperação da estrada lateral que dá acesso à Cervejaria Salva, junto a BR 386, com colocação de material, patrolamento, limpeza das laterais, sarjetas e bueiro, pois além do comércio em potencial, recebe turistas, tendo uma grande movimantação de veículos e pessoas, tornando-se assim, muito importante ao município.

Aprovado também, o Projeto de Lei 011/2019, do Vereador Filipe dos Santos Turatti (PT), que dispõe sobre Multa via Protesto de Certidões sobre Limpeza de Terrenos Baldios de Particulares do Município de Bom Retiro do Sul.

O presente Projeto de Lei visa conscientizar e também punir aqueles que utilizam da má fé e da boa vontade do município, de arcar com o custo de obrigação individual e particular.

É constante as reclamações de terrenos baldios de particulares em situação de desleixo, proporcionando criação de isentos e doenças.

Esse Projeto de Lei visa tomar medidas mais enérgicas, cobrando de forma imediata do proprietário.

Os Vereadores aprovaram ainda, o Relatório Municipal de Gestão da Saúde, Primeiro Quadrimestre de 2019.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 28 de maio, às 19h.

Data de publicação: 28/05/2019