Confira:

Ocorreu nesta quinta-feira, 18 de março, a primeira Reunião com o Secretário da Casa Civil Artur Lemos, através do contado dos vereadores Fabio Porto Martins e João Pedro Pazuch ao Deputado Dalciso Oliveira (PSB), com sugestões para flexibilização do comércio na pandemia, que vão ao encontro das normas de saúde para o combate e prevenção do novo coronavírus.

Através do ofício enviado pelo Presidente da Câmara João Pedro Pazuch ao governo estadual, o Presidente da ACIAB Paulo Luciano dos Santos, pode representar o Vale do Taquari na reunião que aconteceu de forma virtual.

As principais sugestões apresentadas para flexibilização no atendimento controlado e ações possíveis no combate ao vírus neste setor são:
- Manicures, barbeiros, demais salões de beleza e estúdio fotográfico: agendamento para atendimento de um cliente por vez;

- Comércio em geral como lojas de roupas, de calçados, de eletrodomésticos, varejistas e demais considerados não essenciais um cliente para cada 15m quadrados entrega de encomendas, apenas até o balcão estando o restante da loja isolado com acesso apenas aos lojistas redução da carga horária ou rotação dentre os funcionários presentes quando necessário;

- Academias: restrição no número de pessoas de acordo com o tamanho do estabelecimento, uma a cada 10m quadrados e limitação no tempo dentro do local tendo horário controlado de acordo com a chegada, estando no limite de pessoas só entra outra no momento em que outra sai tendo ainda um determinado intervalo para higienização, prolongamento no horário de atendimento;

- Mercados: prolongamento no horário de atendimento e períodos determinado para cada público;

- Sugerimos ainda que aos sábados das 12 horas até segunda às 5 horas tudo esteja fechado inclusive postos de gasolina com exceção das farmácias.

- Indústria 75% dos trabalhadores todos com máscara.

- Uso obrigatório de máscara em todos os estabelecimentos.

- Aumento do horário de atendimento e determinação no horário pra cada público reduz as filas e atende a todos os segmentos mesmo que fechado aos sábados e domingos.

- Parceria com a ACIAB no desenvolvimento de campanhas de orientação e conscientização como distribuição de cartazes com restrições e protocolos a serem seguidos, vídeos de conscientização além de contato para denúncias de descumprimentos de protocolo e pessoa responsável pela verificação e orientação do comércio, indústria e demais, tendo essa, contato direto a fiscalização municipal o que também viabilizará o trabalho dos fiscais.

- Maior estruturação do atendimento na saúde com investimentos que já estão sendo feitos pela administração, investimentos que o comerciante e indústrias também poderão fazer.

Além destas sugestões, o momento serviu também para apresentar a situação que se encontra o Hospital de Caridade Sant’Ana e debater sobre as melhorias na área da saúde do município e da região.

Data de publicação: 18/03/2021