Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 28, os Vereadores aprovaram as oito matérias que deram entrada na Casa e uma que estava baixada para análise nas devidas Comissões.

O Presidente da Casa, Antônio Gilberto Portz, na sua Indicação de nº 09/2020, solicita urgente, a recuperação da Rua Alípio Rohrig, no beco final, com a colocação de material, limpeza em geral e recuperação da Iluminação pública no local. Pois, conforme reivindicações dos moradores do local, a rua apresenta muitos problemas, buracos, sujeira, falta de iluminação, gerando grande desconforto.

Betinho ainda apresentou a Indicação nº 10/2020, onde pede que a Administração Municipal, mobilize o setor de obras para a construção de levantes (aterros), para os moradores da parte baixa do município, em especial, o produtor rural, Senhor Leo Roberto de Araújo, na localidade de Barra do Silva Jorge. Sugerindo ainda, que que toda a produção de entulhos da cidade seja canalizada aos produtores rurais da parte baixa, para serem utilizados para estes levantes, garantindo assim, uma melhor segurança quando houver novamente a cheia do rio.

Já o Vereador Antônio Manoel Pereira fez a Indicação nº 10/2020, solicitando que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, em conjunto com a Defesa Civil do município, promovam um curso de formação junto a Marinha do Brasil, para funcionários se habilitarem a pilotar barcos de salvamento quando ocorrerem enchentes no município.

Também aprovado por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 05/2020, que estava baixado, do Vereador Tiago Delwing Pedroso, que dá denominação a uma Rua da cidade de Bom Retiro do Sul, passando a chamar-se, Irmã Arabela, localizada no Bairro São João, iniciando junto a Rua Cecilia Koch Brackmann, até a Rua Leopoldo Dahmer. Este, baixado para análise nas Comissões.

Irmã Maria Arabela Klein, (Nilza Joana Steffens Klein), nasceu no dia 16 de dezembro de 1927, na linha Delfina Estrela no então bispado de Porto Alegre.

Foi batizada em inhandava, município de Taquari, hoje Bom Retiro do Sul, no dia 06 de janeiro de 1928, onde recebeu o nome de Nilza Joana Steffens Klein, seus pais católicos praticante a fizeram crisma em Bom Retiro do Sul.

Irmã Arabela, foi a primeira Freira natural De Bom Retiro do Sul e a Irmã Janet, natural de Roca Sales, mas desde muito criança veio com seus pais para Bom Retiro do Sul.

Irmã Arabela, sempre dedicou todos os dias, uma oração a todos os bom-retirense e Paroquiarias da Sagrada Família de Nossa Cidade, e toda sua existência a serviço da vida e na vivência humilde e fiel ao compromisso religioso em comunidade, na vida religiosa consagrada, Franciscana da Penitencia e Caridade Cristã, vindo a falecer, no dia 28 de março de 2017, aos 88 anos de idade.

Oriundos do Poder Executivo, foram aprovados os seguintes Projetos:

Projeto de Lei Nº 085/2020 que altera os Art. 1°e 2° da Lei Municipal nº 4.796, de 01 de julho de 2020, referente a abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 188.225,31 para o pagamento de contra partida a construção da rede de drenagem pluvial do bairro Imigrante.

Projeto de Lei Nº 086/2020 que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Suplementar no valor de R$ 471.538,36. Sendo R$ 302.191,61 para a aquisição de equipamentos, mobiliário e capital em geral, conforme emendas parlamentares. Valor de R$ 12.046,75 para o pagamento de Pessoa Civil, conforme a LC 172/2020. Valor de R$ 50.000,00 para o pagamento de contratos e convênios da secretaria de saúde.  E o valor de R$ 37.000,00 para a aquisição de materiais de Iluminação Pública.

Projeto de Lei Nº 087/2020 que estabelece a nova Tabela de Serviços Médicos e Procedimentos, a qual foi devidamente aprovada pelo Conselho Municipal da Saúde, prevista na Lei Municipal nº 2.745/2004, que autorizou o credenciamento junto ao Município, de Profissionais Médicos, Clínicas de Exames e Procedimentos, mediante chamamento público, e, em nova reunião do Conselho Municipal de Saúde, verificou-se a necessidade de atualização de alguns valores.

Projeto de Lei Nº 088/2020 onde os Edis autorizaram o Poder Executivo Municipal a prorrogar o Convênio com o Hospital de Caridade Sant`Ana, com a finalidade de custear profissionais médicos, medicamentos, insumos hospitalares e exames de tomografia necessários no atendimento do COVID-19. O valor mensal do repasse financeiro passará a ser de R$ 2.160,00, pelo prazo de três meses.

E ainda o Projeto de Lei Nº 089/2020 que autoriza o Poder Executivo Municipal a prorrogar o Convênio com o Hospital de Caridade Sant`Ana, destinado à contratação de Profissionais da Saúde, para fins de enfrentamento a epidemia causada pelo COVID-19. O valor mensal do repasse financeiro do Convênio passará a ser de R$ 7.725,00, pelo prazo de quatro meses.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 04 de agosto, às 19h. Lembrando que as Sessões continuam com restrição ao Público.

Data de publicação: 29/07/2020