Nesta terça-feira, 11, sete matérias foram analisadas e aprovadas por unanimidade de votos.

Entre elas, o Projeto de Lei n° 094/2020, oriundo do Poder Executivo, que dá denominação a Feira do Produtor Rural, localizada no Parque Pôr do Sol, passando a chamar-se Heron Leite,

Heron Denis Leite nasceu no dia 15 de dezembro de 1990, em Bom Retiro do Sul, filho de Dalva Leite e de João Francisco da Silva Leite/Jorge Junqueira da Silva.

Ele integrou o Centro de Tradições Gaúchas Querência do Gaúcho de Colinas e Querência da Amizade de Bom Retiro do Sul, entidades da 24ª Região, e também participou com Danças Gaúchas de Salão no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), era apaixonado pelas coisas da tradição gaúcha e ao lado da namorada estava sempre entreverado no meio gauchesco. Heron foi Peão Regional gestão 2010/2011.

Heron também era um amante do samba, apaixonado por carnaval, foi carnavalesco por muitos anos na escola de samba Inhandava, sendo que no ano de 2017 o enredo da escola o homenageou.

No ano de 2012, Heron concorreu a Vereador no município de Bom Retiro do Sul. Além disso, Heron atuava com decorações de festas e eventos. Ele era proprietário, juntamente com sua mãe, da agroindústria Doce Alquimia, e tiveram um papel muito importante junto às agroindústrias, sendo que sua mãe Dalva atua até hoje junto a comunidade bomretirense, participa da Feira do Produtor Rural, inclusive é a presidente da Associação dos Feirantes e como representante da Associação de Feirantes atua no Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário. Heron faleceu no ano de 2016, deixando muita saudade e, sem dúvidas, merecedor dessa homenagem.

Ainda, o PL n° 093/2020, que dá denominação ao Acesso do Rio Taquari, passando a chamar-se, Plinio da Silva Cesar. Plinio trabalhou na construção da Barragem Eclusa, e na Prefeitura de Bom Retiro do Sul. Faleceu em 2008, aos 83 anos, deixando filhos, netos, bisnetos e também sua esposa.

Também o PL nº 090/2020, que estava baixado nas devidas Comissões, que autoriza a abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 81.000,00 no Orçamento Municipal. Sendo o valor de R$ 40.000,00 para a manutenção de máquinas e veículos da Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito. O valor de R$ 20.000,00 para a manutenção de máquinas e veículos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O valor de R$ 9.000,00 para a contratação de serviço de Assessoria Ambiental. E o valor de R$ 12.000,00 para o pagamento de futuras contas de água do britador da Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito.

O PL nº 091/2020 que autoriza o Poder Executivo a incluir Programas no Anexo I da Lei Municipal nº 4.434, de 25 de outubro de 2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021, visando regularizar as ações das Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Habitação e Assistência Social quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Também, incluir as ações da Coordenadoria da Defesa Civil, que está ligada ao Gabinete do Prefeito.

E o PL nº 092/2020 que autoriza o Poder Executivo a Inclui Programas no Anexo III da Lei Municipal nº 4.441, de 04 de dezembro de 2017, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2020, regularizando as ações das Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Habitação e Assistência Social quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus, incluindo as ações da Coordenadoria da Defesa Civil, que está ligada ao Gabinete do Prefeito.

Já, oriundo do Poder Legislativo, o Vereador Airton Giacomini, fez a Indicação 17/2020, pede que a Secretaria Municipal de Obras e Viação, faça a recuperação das ruas não pavimentadas do Bairro Laranjeiras, com limpeza em geral, patrolamento, colocação de material e desobstruções dos bueiros.

E os Vereadores, Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira, Airton Giacomini, Alessander Negreiros Fritscher e Filipe dos Santos Turtti, apresentaram o Pedido de Informações 12/2020. Onde solicitam ao Poder Executivo, os valores individualizados por imóvel e respectivo(s) proprietário(s), referente a parcela do custo da obra de contribuição de melhoria a ser realizada pelo Município, bem como, o plano de rateio e a planilha de cálculo das obras das ruas Theobaldo Schosller, Reinaldo Bohrer, Olinda Meyer, Miguel Marques da Silva, Luiz Antônio Pereira, João Ângelo Pivatto, Edmundo Ohlweiler, Edgar Brenner, Auri da Silva, Anselmo Ari Gregórius, Alfredo Herber, Jacob Ignácio Mallmann, Arthur Meyer, Benito Gomes Cabanellos e do Trecho da RS 129, no Bairro Goiabeira.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 18 de agosto, às 19h. Lembrando que as Sessões continuam com restrição ao público, devido ao Coronavírus.

Data de publicação: 12/08/2020