Iniciada a Sessão desta terça, dia 06, a Coordenadora da Educação, Martinha Maria Dullius fez uso da Tribuna Livre, onde fez explicações sobre o transporte escolar.

Na sequência, três Indicações, três Pedidos de Informações e um Projeto de Lei do Legislativo foram votados e aprovados por unanimidade de votos. Somente um Projeto de Lei do Executivo permaneceu nas devidas Comissões.

O presidente da Casa, Airton Giacomini – PDT, fez sua Indicação de Nº03/2018, onde solicita a limpeza de um valão existente nas proximidades da Empresa Sistemilk Bom Retiro do Sul, pois ocorre alagamentos e proliferação de insetos, entre outros inconvenientes.

O vereador Antonio Gilberto Portz – DEM, com a Indicação de Nº03/2018, solicita a limpeza do valão que faz a drenagem da Cohab, Mutirão e das Ruas Anselmo Ari Gregorius e Miguel Marques da Silva, afim de prevenir enchentes, pois muito embora se fale a respeito, as medidas práticas não são tomadas.

E a terceira Indicação da noite, de Nº 01/2018, foi do vereador Adilson Evandro Martins – PSB, onde solicita que seja instituído ao Calendário de Eventos Culturais, “Show De Talentos”, com música, teatro, danças, e outros, contemplando duas noites e/ou dias, sendo uma edição geral, e outra destinada às Igrejas Cristãs, incentivando a diversidade cultural, promovendo assim, o cidadão bonretirense.

Dois dos três Pedidos de Informações solicitados, são do vereador Adilson Evandro Martins.

No de Nº14/2018, Adilson solicita ao Senhor Paulo Jardel Santiago - Chefe de Gabinete do Poder Executivo, informações sobre os redutores de velocidade, na Rua Reinaldo Noschang, se serão feitos e quando, pois, os moradores estão cobrando um posicionamento.

E no de Nº 15/2018, Adilson requer informações sobre quantos encaminhamentos de mamografias foram executados pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, no ano 2017? Qual é número da lista de espera em 2018? Qual é o critério para execução, ordem de chegada ou outros? Sendo estas Informações necessárias para esclarecer os munícipes que questionam a demora no atendimento para os exames.

E o Pedido Nº 16/2018, dos vereadores Airton Giacomini, Paulo Cesar Cornelius, Antonio Gilberto Portz, Antonio Manoel Pereira, Tiago Delwing Pedroso e Adilson Evandro Martins, solicitam que o Executivo encaminhe a Casa de Leis, as seguintes informações sobre o Natal nas Águas: Comprovação da exigência dos patrocinadores de que somente irão repassar os recursos caso o Município comprove que possuirá recursos orçamentários suficientes para a realização do evento Natal nas Águas 2018; demonstrativo que comprova a existência, ou a tendência a existir, do excesso de arrecadação, por recurso vinculado, em conformidade com o artigo 12 da LC 101/2000; e, cópia do Projeto apresentado a empresa Fruki para o envio de recursos para o Natal nas Águas 2018, em conformidade com o explanado aos vereadores em 27/02/18.

O Vereador Tiago Delwing Pedroso, que na semana passada havia colocado o Projeto de Lei 02/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários, educadores e professores de todas as escolas e creches do município de Bom Retiro do Sul, foi aprovado.

O Projeto oriundo do Executivo, Nº 24/2018, segue em análise nas devidas Comissões.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá normalmente na próxima terça-feira, 13 de março, às 19h.

Data de publicação: 07/03/2018