RSS Bom Retiro do Sul - RS Notícias de Bom Retiro do Sul/RS Fri, 19 Jul 2019 13:55:49 -0300 Fri, 19 Jul 2019 13:55:49 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://bomretirodosul.rs.leg.br/rss Vereadores de Bom Retiro do Sul aprovam diversos pedidos de melhorias para o município Wed, 17 Jul 2019 10:31:35 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1224/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-aprovam-diversos-pedidos-de-melhorias-para-o-municipio.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1224/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-aprovam-diversos-pedidos-de-melhorias-para-o-municipio.html ANTONIO GILBERTO PORTZ (DEM)

Na Indicação 32/2019, o Vereador solicita a recuperação urgente, do passeio público da Rua Pedro Henrique Kohler. Aprovada por unanimidade de votos.

Na Indicação 33/2019, Betinho pede a recuperação das Ruas da Vila Barragem, com patrolamento, colocação de material de boa qualidade, limpeza das sarjetas e bueiros. Aprovada por unanimidade de votos.

E na 34/2019, indica que seja feita a limpeza de um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal, junto a Rua Senador Pinheiro Machado, em frente ao Antigo Escritório Schuch, com roçadas e remoção de entulhos. Sendo que a Câmara de Vereadores tem se manifestado seguidamente a respeito das limpezas dos terrenos baldios, inclusive com projeto de lei de autoria do vereador Filipe dos Santos Turatti, acerca do assunto. Agora cabe ao Poder Executivo, a tomada de decisão para resolver a questão. Aprovada por unanimidade de votos.

 

AIRTON GIACOMINI (PDT)

Na Indicação 18/2019, o Vereador pede o alargamento da Estrada Leonel Maria da Rocha, estrada principal do Faxinal, no trecho em frente a propriedade do Senhor Beto Yungs, pois a referida está em más condições de trafegabilidade, destacando que na semana passada houve um acidente grave no local. Aprovada por unanimidade de votos.

E na Indicação 19/2019, Giacomini pede a recuperação de um trecho da Estrada da Paz Julião Dornelles, no Corredor da Minuano, iniciando junto a Vila do Pinhal, até as proximidades do produtor Rural Roque Dornelles, pois a estrada está com as sarjetas obstruídas, fazendo com que as águas das chuvas invadam o seu leito, dificultando a trafegabilidade. Aprovada por unanimidade de votos.  

                       

PAULO CESAR CORNÉLIUS (PRB) e AIRTON GIACOMINI (PDT)

Fizeram a Indicação 05/2019, solicitando que a Administração Municipal recupere toda Estrada da Nova Real, na lateral da Cervejaria Salva e os acessos aos produtores rurais, fazendo a abertura das sarjetas, material de boa qualidade, limpeza de bueiros e demais melhorias necessárias, pois a referida artéria oferece risco para acidentes, não só aos usuários, mas aos moradores do local, pois existem árvores de grande porte que podem cair sobre alguma residência. Aprovada por unanimidade de votos.

 

ADILSON EVANDRO MARTINS (PSB)

Na Indicação 08/2019, Adilson pede que a Administração estude a possibilidade de criar estacionamento oblíquo na Rua Senador Pinheiro Machado, no trecho entre o Prédio Velho da Prefeitura e o Centro Administrativo, viabilizando mais estacionamentos no Centro Cidade Baixa, melhorando para a realização de eventos como o Natal Nas Águas. Aprovada por unanimidade de votos.

 

PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO

Nº 048/2019 - Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de quatro milhões de reais, no âmbito do Programa FINISA, destinado à pavimentação de vias, aquisição de máquinas e veículos e revitalização turística. Projeto baixado para as devidas Comissões.

Nº 049/2019 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar em caráter temporário, pelo período de seis meses, um Médico da Saúde da Família, para atuar na Secretaria Municipal de Saúde. Tal contratação se dará, pelo término do contrato com a Médica Bruna Thaíse Lavagnini, do Programa Mais Médicos, que encerra em 16/08/2019. Aprovado por unanimidade de votos.

Nº 050/2019 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar em caráter temporário, Professor Área I, anos iniciais com 22 horas semanais, até novembro de 2019, em substituição a servidora Luiza Adriana Portz, que está em Licença Maternidade. Aprovado por unanimidade de votos.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 23 de julho, às 19h.

]]>
Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul Confere Título de Honra ao Mérito a Cidadão Bomretirense Wed, 26 Jun 2019 11:01:30 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1223/?camara-de-vereadores-de-bom-retiro-do-sul-confere-titulo-de-honra-ao-merito-a-cidadao-bomretirense.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1223/?camara-de-vereadores-de-bom-retiro-do-sul-confere-titulo-de-honra-ao-merito-a-cidadao-bomretirense.html Na Sessão desta terça-feira, 25, cinco matérias foram apreciadas pelos Edis, e aprovadas por unanimidade de votos.

Uma das aprovadas, foi o Projeto de Decreto Legislativo Nº 01/2019, do Vereador Antônio Manoel Pereira (PTB), conferindo Título de Honra ao Mérito a Jonas Brandão Junqueira, por relevantes serviços prestados ao Município, especialmente a Comunidade de Faxinal João da Costa, onde tem conquistado o sucesso na sua Empresa, e consequentemente gera arrecadação ao Erário Público. Jonas também realiza trabalho social de maior relevância junto aos jovens daquela comunidade, o qual ganha eco também fora do município, enaltecendo assim, Nossa Terra e Nossa Gente.

“Primeiramente eu queria agradecer aos Vereadores presentes, em especial ao Toninho, pela homenagem e reconhecimento de jovem empreendedor. É muito gratificante ter esse reconhecimento, nos motiva ainda mais. Agradeço também a minha família, por estar ao meu lado sempre. E agradeço de coração à comunidade do Faxinal pela confiança, a qual sempre ajudamos em eventos Sociais, ” disse Jonas.

 

             O Vereador Toninho também fez a Indicação 12/2019, solicitando que a Administração Pública execute obras para pavimentação das Ruas Theobaldo Schossler e Edmundo Ohlweiler, ambas no Bairro San Diego.

O Vereador Antônio Gilberto Portz (DEM), fez as Indicações 30/2019 e 31/2019, onde pede a recuperação urgente da estrada Albino Mattes (Estrada do Maranata), e das estradas do Complexo da Granja São Francisco - Lunedo, na localidade de Mundo Novo, com patrolamento e colocação de material de boa qualidade, limpeza das sarjetas e bueiros e roçadas das laterais. 

Já o Vereador Filipe dos Santos Turatti (PT), fez a Indicação 07/2019, solicitando a instalação de Academia de Ginástica ao Ar Livre, junto ao Posto de Saúde da Localidade de Pinhal. Conforme reivindicações seria de suma importância essa providência, pois possibilitaria aos moradores, frequentar o espaço que hoje é sem utilização, além de valorizar a Localidade, e sobretudo a convivência saudável entre as pessoas.

A partir do dia 1 de julho de 2019, a Câmara de Vereadores entrará em Recesso Parlamentar, retornando com as Sessões Ordinárias, no dia 16 de julho, às 19h.

]]>
Mais assuntos polêmicos são levantados pelos Vereadores de Bom Retiro do Sul Wed, 19 Jun 2019 13:35:21 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1222/?mais-assuntos-polemicos-sao-levantados-pelos-vereadores-de-bom-retiro-do-sul.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1222/?mais-assuntos-polemicos-sao-levantados-pelos-vereadores-de-bom-retiro-do-sul.html Mais assuntos polêmicos são levantados pelos Vereadores de Bom Retiro do Sul

 

 

O Vereador Alessander Negreiros Fritscher (PSB), disse em seu espaço, que o Prefeito Edmilson Busatto está desviando recurso, ou seja, está utilizando no Gabinete, um automóvel adquirido com recurso Federal do Deputado Heitor Schuch (PSB), destinado à Secretaria Municipal da Saúde.  

“Vamos tomar as providências necessárias, seja através do Ministério Público, seja através do próprio Deputado”, disse Alex.

Outra questão de suma importância levantada na noite, foi pelo Vereador Antônio Gilberto Portz (DEM), sobre os funcionários “enxertados” em nosso Município.

Betinho citou apenas cinco, que juntos ganham quase vinte mil reais.

“Será que não temos, entre os 12 mil habitantes de Bom Retiro, pessoas qualificadas para esses cargos? Será que quinze mil desse valor, é gasto aqui na cidade? ” Colocou Betinho.

Além dos desabafos, alguns Vereadores apresentaram matérias que foram apreciadas e aprovadas por unanimidade de votos na sessão desta terça-feira, 18.

Já oriundos do Poder Executivo, nenhum Projeto de Lei deu entrada nesta semana.

 

ANTONIO GILBERTO PORTZ (DEM)

Na Indicação 27/2019, o Vereador solicita que a Secretaria Municipal de Obras realize pintura de faixa horizontal de PARE, e também instale placas verticais na rua Reinaldo Noschang, junção com a RS 129, no Bairro Goiabeira, pois existe tráfego intenso e está mal sinalizado, gerando situação de risco para acidentes.

Na Indicação 28/2019, pede que a Administração Municipal instale Academia ao Ar Livre junto a Praça Tancredo Neves, atendendo a necessidade da população do Bairro Centro Cidade Baixa.                     

E na Indicação 29/2019, Betinho solicita que a Administração Pública realize obras para calçamento da Rua Bento Gonçalves no Morro da Corsan, nas duas extremidades, junto as entradas da Residência do Senhor Otomar da Rosa e o prédio de apartamentos do Senhor Pedrinho Fritscher.  

E no Requerimento 12/2019, os Vereadores Antônio Gilberto Portz, Antônio Manoel Pereira e Alessander Negreiros Fritscher requerem que o Senhor Presidente desta Casa, Tiago Delwing Pedroso, solicite à Gerencia Regional da 11ª Capatazia do DAER de Lajeado, para que executem obras de recuperação da RS 129, desde a localidade de Linha Pedreira até o Arroio do Tigre, limite dos Municípios de Bom Retiro do Sul com Taquari, pois o  trecho supracitado desta rodovia está intransitável devido a quantidade de buracos existentes. É urgente a tomada de providências, aja visto o grande número de veículos que por ali transitam e sofrem avarias.

 

ALESSANDER NEGREIROS FRITSCHER (PSB)

No Requerimento 13/2019, o Vereador requer que o Senhor Presidente desta Casa solicite que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Edmilson Busatto, verifique Junto a Corsan de Bom Retiro do Sul, a execução de obras de recuperação da canalização de água na Rua Nilo Afonso Hermann, no Bairro São João. Caso não seja de responsabilidade da Corsan, que a Secretaria de Obras o faça, pois, o vazamento que está ocorrendo naquela via, já criou limo no asfalto, onde pedestres, ciclistas e motoqueiros estão com dificuldades para transitar, além do prejuízo material decorrente.

No Pedido de Informação 18/2019, Alex pede que o Prefeito Municipal Edmilson Busatto encaminhe a esta Casa, Cópia do Processo Administrativo nº 1022/2019, proposta n° 12218.782000/1180-14, convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Município de Bom Retiro do Sul.

 

AIRTON GIACOMINI (PDT)

No Pedido de Informação 17/2019, o Vereador requer que o Senhor Prefeito Municipal Edmilson Busatto encaminhe a esta Casa, uma relação de nomes de quantas crianças atualmente esperam por vagas nas creches municipais, e quais são os planos para zerar esta demanda.

E no Pedido de Informação 19/2019, Giacomini requer explicações sobre a paralização das obras de construção de cinco Casas do PAC II, no Bairro São Francisco, desde outubro do ano passado, e qual a previsão para o reinicio das mesmas.

 

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 25 de junho, às 19h.

]]>
Vereador de Bom Retiro do Sul diz que está sendo perseguido politicamente Wed, 12 Jun 2019 14:16:40 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1221/?vereador-de-bom-retiro-do-sul-diz-que-esta-sendo-perseguido-politicamente.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1221/?vereador-de-bom-retiro-do-sul-diz-que-esta-sendo-perseguido-politicamente.html Na sessão desta terça-feira, 11, em seu discurso, o Vereador Antonio Gilberto Portz (DEM), que também é motorista concursado no município, disse que está sendo perseguido pela Administração.

“Mais uma vez fui transferido de setor. Trabalhei anos nos caminhões da Secretaria de Obras. Há pouco tempo me colocaram na Assistência Social, sendo que a minha portaria havia sido feita na Secretaria da Saúde. E essa semana novamente me transferiram, desta vez para o Conselho Tutelar. Estão me perseguindo por que? Porque cobro aqui, acesso ao produtor rural? Por que peço que seja feito o que precisa aos munícipes? Estão tentando me esconder, mas não vão conseguir, eu tenho sábado e domingo para estar no meio da população, e é o que eu faço! Imagina se chego a me lançar como candidato a prefeito ou vice, vão me matar, me tirar de circulação? ” Disse Betinho.

O vereador colocou ainda que não é só ele que está sofrendo perseguição, e que a justiça é que irá resolver.

Além desta questão polêmica levantada, os Edis ainda colocaram a público, a situação que os feirantes do nosso município sofreram, por parte da Administração Pública, no último final de semana, na Expofeira que aconteceu em Bom Retiro do Sul.

Segundo os próprios feirantes, ganharam um espaço “escondido” dentro do Parque, e somente no turno da manhã, caso quisessem ficar expondo o dia todo, deveriam pagar o período da tarde, um absurdo, segundo o entendimento de todos.

 

Também nesta Sessão Ordinária, os Vereadores apreciaram e aprovaram por unanimidade de votos, sete matérias que deram entrada na Casa.

 

Vereador Antonio Gilberto Portz (DEM)    

Na sua Indicação 25/2019, Betinho solicita que a Administração Municipal realize obras para recuperação da estrada de acesso a propriedade Rural do Senhor José Rocha, no Faxinal do Silva Jorge, em frente à Igreja de São Francisco, com colocação de material, patrolamento, limpeza das sarjetas e bueiros.  

E na Indicação 26/2019, pede a recuperação da estrada de acesso a propriedade Rural do Senhor Oneide Marcelo Scheibel, na Localidade de Cupido, também com colocação de material, patrolamento, limpeza das sarjetas

 

Vereador Airton Giacomini (PDT),

Na indicação 16/2019, Giacomini solicita que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, entre em contato com a Prefeitura Municipal de Taquari, e conjuntamente recuperem a estrada da divisa nas localidades de Faxinal do Silva Jorge e Barreiro, com colocação de material, limpeza das sarjetas, bueiros e patrolamento. A até a ambulância tem dificuldade de andar com a velocidade necessária para fazer um socorro.

E na Indicação 17/2019, solicita ainda que seja construído um bueiro com canos de maior vazão, em frente a propriedade do Senhor Tonico Cardoso, na localidade de Mundo Novo, assim como, drenar a junção das estradas Municipais Jacó Porn, Lalá Cardoso e Dodoca Cardoso, com limpeza profunda das sarjetas. Pois as águas das chuvas estão invadindo as mangueiras de criação de gado daquele importante produtor.  

                       

 

Oriundo do Executivo

Projeto de Lei Nº 045/2019 - Fica autorizada a cobrança de Contribuição de Melhoria em decorrência da execução, pelo Poder Executivo Municipal, das obras de pavimentação asfáltica de 458,436m da Rua Álvaro Haubert, localizada no Bairro Brasília, nesta cidade.

Projeto de Lei Nº 046/2019 - Fica autorizada a cobrança de Contribuição de Melhoria em decorrência da execução, pelo Poder Executivo Municipal, das obras de pavimentação asfáltica de 444,54m da Rua Mathias Vicente Diedrich, localizada no Bairro Brasília, nesta cidade.

Projeto de Lei Nº 047/2019 - Altera disposições da Lei Municipal nº 3.034 de 22 de dezembro de 2006, que visa adequar a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde à Legislação Federal vigente, cuja previsão para implantação obedecerá ao seguinte escalonamento: I – R$ 1.250,00 em 1º de janeiro de 2019; II – R$ 1.400,00 em 1º de janeiro de 2020; III – R$ 1.550,00 em 1º de janeiro de 2021.

Também deu entrada na Casa, o Ofício 120/2019 do Gabinete do Prefeito, que veta o Projeto 11/2019, do Vereador Filipe Turatti (PT), sobre multa via Protesto de Certidões, para quem não efetuar a limpeza de terrenos baldios particulares.

 

A próxima Sessão ordinária acontecerá no dia 18 de junho, às 19h.

]]>
Vereadores de Bom Retiro do Sul aprovam todas as matérias apreciadas na última Sessão Wed, 05 Jun 2019 11:19:06 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1220/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-aprovam-todas-as-materias-apreciadas-na-ultima-sessao.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1220/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-aprovam-todas-as-materias-apreciadas-na-ultima-sessao.html Nesta terça-feira, 04, sem nenhum Projeto de Lei vindo do Poder Executivo, os Edis aprovaram por unanimidade de votos, todas os pedidos oriundos do próprio Legislativo.

AIRTON GIACOMINI (PDT)

Na Indicação 13/2019, o Vereador solicita a recuperação da Avenida Ipanema, junto a Vila Reifer, no Bairro São João, com colocação de material, limpeza das sarjetas, bueiros e patrolamento. Pois, devido às más condições de manutenção da via, professores, pais e alunos, da Creche Raio de Luz tem tido dificuldades de acesso aquela Escola, assim como o trânsito dos moradores do local.

            Na Indicação 14/2019, Giacomini pede a recuperação do calçamento de todas as ruas do morro da Corsan, assim como a limpeza do passeio público. As ruas supracitadas, na sua maioria, são de pedras irregulares, e os buracos existentes oferecem perigo aos motoristas que transitam por elas, inclusive em frente a garagem da residência do Senhor Luiz Schmidt existe acumulo de água das chuvas. Destaca ainda, que vários vereadores ao longo do ano passado e também nesse ano, tem solicitado estas melhorias, porém, até agora nada foi feito.

AIRTON GIACOMINI (PDT) e PAULO CESAR CORNELIUS (PRB)  

        Na Indicação 15/2019, os Vereadores indicam ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que execute serviços de limpeza junto ao local do antigo Lixão, na localidade de Cupido, pois está em condições de abandono por parte do Poder Público, servindo para proliferação de animais peçonhentos, insetos, ratos, entre outros. 

ANTONIO GILBERTO PORTZ (DEM) 

            Na Indicação 24/2019, Betinho pede a recuperação urgente, do pátio da Garagem da Empresa de Ônibus Scherer, em Bom Retiro do Sul, junto as antigas instalações da Mecânica Paverama, com colocação de brita e parolamento. Destaca que esta empresa presta relevantes serviços ao município, merecendo toda atenção do Poder Público Municipal.          

SILVIO ROBERTO PORTZ (MDB)

No Pedido de Informação 16/2019, Silvio solicita que o Senhor Prefeito Municipal Edmilson Busatto, encaminhe a esta Casa, cópia do projeto de canalização do Bairro Imigrante; quantos canos foram utilizados; quem adquiriu os canos; quem realizou a obra; quem fez o projeto; porque foram retirados os canos; qual foi o custo inicial da obra e o valor para retirar os canos; cópias das notas fiscais da aquisição dos canos; se houve terceirização; e cópia do Processo Licitatório.    

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 11 de junho, às 19h, também transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

]]>
EDITAL DE LICITAÇÃO Fri, 31 May 2019 14:53:41 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1219/?edital-de-licitacao.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1219/?edital-de-licitacao.html
]]>
Vereadores e comunidade de Bom Retiro do Sul pedem melhorias urgentes em diversas vias públicas Tue, 28 May 2019 14:13:48 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1218/?vereadores-e-comunidade-de-bom-retiro-do-sul-pedem-melhorias-urgentes-em-diversas-vias-publicas.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1218/?vereadores-e-comunidade-de-bom-retiro-do-sul-pedem-melhorias-urgentes-em-diversas-vias-publicas.html  

Nesta terça-feira, 21, os Edis aprovaram por unanimidade de votos, as sete matérias apreciadas.

Na noite também teve uma Tribuna Livre, onde o Senhor Nelson Borowski, morador da Rua Luis Antônio Pereira, no Bairro São João, entregou aos Vereadores, um Abaixo Assinado que será entregue ao Prefeito Edmilson Busatto, para que seja feito calçamento imediato da respectiva Rua, que também teve o apoio de todos os Vereadores.

O Vereador Paulo Cesar Cornélius (PRB), apresentou o Requerimento Nº 11/2019, onde solicitou ao Presidente desta Casa, Tiago Delwing Pedroso (PSD), que encaminhe à Gerência Regional da RGE-SUL de Lajeado, um pedido para seja feita a poda das árvores junto a rede de abastecimento de energia elétrica na Rua Albino Drebes, também no Bairro São João, localizada atrás da Vila Reifer.

“ O Vice-prefeito em exercício, Eder Muller Ciceri e o Secretário de Obras, Viação, Urbanismo e Trânsito, Clovis Pereira dos Santos me garantiram que estão só aguardando pela RGE, para darem início na obra de alargamento e canalização desta via”, disse o Vereador PC.

Também o Vereador Antônio Gilberto Portz (DEM), na sua Indicação Nº 20/2019, solicita ao Executivo, obras para recuperação das estradas de acesso as propriedades Rurais de João Dorneles e Leo Araújo, ambas na Barra do Silva Jorge, com colocação de material, patrolamento, limpeza das sarjetas e bueiros, pois os produtores estão tendo dificuldade para o escoamento da produção.

Mais três pedidos de melhorias em vias públicas foram feitos na ocasião.

O Vereador Antônio Manoel Pereira (PTB), em sua Indicação Nº 07/2019, pediu que seja feita a recuperação do bueiro existente na Rua João Flavio Mallmann, na RS 129, no Bairro Goiabeira, que devido a ação do tempo, houve erosão, e está oferecendo risco de acidentes, pois o local atualmente está em meia pista, com pouca sinalização, agravando a situação, e está em perímetro urbano.

Na Indicação Nº08/2019, Toninho pede pavimentação do passeio público da Ponte Manoel José Cardoso, sobre o Arroio Ribeiro, no Bairro Goiabeira, em ambas as laterais da rodovia, desde o seu início, até o final, próximo ao Minimercado Cardoso. A referida artéria é um dos principais acessos do município, e oferece risco de acidentes, pois há grande fluxo de pedestres que são obrigados a disputar espaço com os veículos.

E na Indicação Nº 09/2019, pede também a recuperação da estrada lateral que dá acesso à Cervejaria Salva, junto a BR 386, com colocação de material, patrolamento, limpeza das laterais, sarjetas e bueiro, pois além do comércio em potencial, recebe turistas, tendo uma grande movimantação de veículos e pessoas, tornando-se assim, muito importante ao município.

Aprovado também, o Projeto de Lei 011/2019, do Vereador Filipe dos Santos Turatti (PT), que dispõe sobre Multa via Protesto de Certidões sobre Limpeza de Terrenos Baldios de Particulares do Município de Bom Retiro do Sul.

O presente Projeto de Lei visa conscientizar e também punir aqueles que utilizam da má fé e da boa vontade do município, de arcar com o custo de obrigação individual e particular.

É constante as reclamações de terrenos baldios de particulares em situação de desleixo, proporcionando criação de isentos e doenças.

 Esse Projeto de Lei visa tomar medidas mais enérgicas, cobrando de forma imediata do proprietário.

Os Vereadores aprovaram ainda, o Relatório Municipal de Gestão da Saúde, Primeiro Quadrimestre de 2019.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 28 de maio, às 19h.

]]>
Vereadores de Bom Retiro do Sul citam polêmica ocorrida nesta semana na prefeitura do município Wed, 15 May 2019 16:59:30 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1217/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-citam-polemica-ocorrida-nesta-semana-na-prefeitura-do-municipio.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1217/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-citam-polemica-ocorrida-nesta-semana-na-prefeitura-do-municipio.html Alguns Vereadores em seu discurso nesta terça-feira, 14, falaram de um fato lamentável que ocorreu no Centro Administrativo nesta semana.

Segundo informações, um funcionário CC, que nem se quer é bomretirense, trocou de lugar a Galeria de fotos dos Ex-Prefeitos, que ficava em local privilegiado, junto ao Auditório Egon Harry Lipp, no Centro Administrativo, dizendo que tiraria os “defuntos” dali, posteriormente os colocando em um corredor lateral de pouca visibilidade.

O servidor em questão, atuava junto a prefeitura Municipal de Taquari, na época em que o monumento à Costa e Silva, junto a Lagoa Armênia, foi derrubado com uma retroescavadeira, e há pouco mais de dois anos, foi contratado pela Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul.

Para os Vereadores, esta foi uma decepção unânime, pois o fato se deu justamente quando Bom Retiro do Sul está completando 60 anos de Emancipação Política, ocasião em que tais Mandatários deveriam ser tratados com maior respeito, pois boa parte de suas vidas, foi dedicada em prol do município.

Aliás, o primeiro Prefeito de Bom Retiro do Sul, Sr. Edgar Drehmer, falecido há poucos anos, sempre dizia: "Quando assumimos, não tínhamos nem mesmo uma enxada para trabalhar. Mas aos poucos fomos vencendo as dificuldades e melhorando esta cidade que tanto amamos".

]]>
Vereadores de Bom Retiro do Sul cobram incentivos ao Esporte e a Cultura Wed, 15 May 2019 16:53:27 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1216/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-cobram-incentivos-ao-esporte-e-a-cultura.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1216/?vereadores-de-bom-retiro-do-sul-cobram-incentivos-ao-esporte-e-a-cultura.html Nesta terça-feira, 15, os Edis aprovaram cinco das seis matérias apreciadas e cobraram do Governo Municipal, ao esporte e cultura, pois vieram até a Casa Legislativa, representantes de dois times da cidade, alegando que não terão ajuda do município para participarem de competições regionais, e também a invernada juvenil, onde levariam o nome de Bom Retiro do Sul, a outros municípios.

“Onde está a organização deles para esses repasses? Para colocar rastreadores nos carros da prefeitura eles tem dinheiro?!!” Perguntou o Vereador Betinho.

Os Edis se prontificaram a buscar respostas, junto a Administração Pública.

 

PODER LEGISLATIVO

 

Vereador Alessander Negreiros Fritscher (PSB)

Na Indicação 07/2019, Alex solicita a abertura de uma rua paralela a Arlindo da Silva, desde a Rua Wendulino Gewehr até a rua Cecilia Koche Brackmann no Bairro São Joao, que servirá para escoamento da produção das empresas ali instaladas, enquanto construção do asfalto da Rua Cecilia Koche Brackmann, pois sem ela não terão como continuar as atividades as empresas do local. Aprovada por unanimidade de votos.

            No Pedido de Informação 14/2019, o Vereador pede que Administração municipal encaminhe a esta Casa, cópias de todos os protocolos dos pedidos de áreas de terras para instalação de novas indústrias no Bairro São Joao e na BR 386; quantas áreas estão disponíveis no Bairro São Joao e na BR 386; quais as empresas que solicitaram auxílio financeiro, e, quais as que receberam. Aprovado por unanimidade de votos.

E no Pedido de Informação 15/2019, pede também, cópias da relação de todos os Ccs - Cargos em Comissão e todos os FGs - Funções Gratificadas da Prefeitura. Aprovado por unanimidade de votos.

 

Vereador Airton Giacomini (PDT)

Indicação 11/2019 onde o Vereador solicita a execução de obras de manutenção do passeio público da Rua Antônio Moraes Viegas, inclusive com remoção de alguns tocos de árvores ao longo da via. Aprovada por unanimidade de votos.

 

Filipe dos Santos Turatti (PT)

O Projeto de Lei 011/2019, “dispõe sobre Multa via Protesto de Certidões sobre Limpeza de Terrenos Baldios de Particulares do Município de Bom Retiro do Sul.” Baixado para as devidas Comissões.

 

 

PODER EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Nº 042/2019 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Convênio com a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Branco – Sicredi Ouro Branco RS., com a finalidade de viabilização de financiamentos e empréstimos pessoais (crédito consignado) aos servidores do Município de Bom Retiro do Sul. Aprovado por unanimidade de votos.

 

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 21 de maio, às 19h.

]]>
Metas Fiscais de Bom Retiro do Sul foram apresentadas em Audiência Pública Wed, 15 May 2019 16:51:48 -0300 https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1215/?metas-fiscais-de-bom-retiro-do-sul-foram-apresentadas-em-audiencia-publica.html https://bomretirodosul.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1215/?metas-fiscais-de-bom-retiro-do-sul-foram-apresentadas-em-audiencia-publica.html Nesta quarta-feira, 15, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019.

Na ocasião, foi apresentada pela Contadora Daiana Kahmann Zuege, a execução orçamentária, destacando os valores previstos e realizados da receita, os valores fixados, as alterações no orçamento corrente através da abertura de créditos adicionais e os valores realizados no período.

Também, informada a movimentação e a situação atual dos valores inscritos em restos a pagar; o resultado nominal e o resultado primário; o montante e o percentual aplicado na manutenção e desenvolvimento do ensino; o valor e o percentual efetivamente aplicado em ações e serviços públicos em saúde; os gastos realizados com o pessoal pelo Poder Executivo, e a situação das dívidas do município, tanto as de curto como as de longo prazo.

Estiveram presentes, servidores da Administração Municipal e Legislativo, além de membros do Controle Interno e da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tributação.

]]>