Confira

Na última sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram sete matérias, sendo um Projeto de Lei de origem legislativa e seis Projetos de Lei de origem executiva, juntamente com duas Emendas (modificativa e aditiva).

A sessão ficou marcada pela escolha da nova presidência para o ano de 2023, sendo o vereador João Batista Ferreira eleito o novo presidente da Casa Legislativa a partir de janeiro. Além do presidente, a nova mesa diretora é composta pelo vereador Antônio Gilberto Portz como vice-presidente, vereador João Pedro Pazuch como 1° secretário e o vereador Clóvis Pereira dos Santos como 2° secretário.

A sessão também contou com a visita de familiares do Sr. Orlando de Oliveira, que era carinhosamente conhecido como “Tio Nésio” e agora recebe homenagem póstuma através do Projeto que denomina a Praça do Bairro São Francisco como “Praça Orlando de Oliveira”.

PROJETO DE LEI APROVADO DE ORIGEM LEGISLATIVA

Projeto de Lei Nº 006/2022

Institui o “Programa IPTU Sustentável”, concedendo descontos no IPTU às habitações sustentáveis.

O imóvel residencial, incluindo condomínios horizontais e prédios, para ser considerado como habitação sustentável deverá adotar uma ou mais das seguintes medidas:

Sistema de captação e reuso de água da chuva, sistema de reuso de água de outras fontes além da pluvial, sistema de aquecimento hidráulico solar, sistema de geração de energia Solar e/ou eólica; instalação de telhado verde, construções com materiais sustentáveis, calçadas verdes com plantio de exemplares preferencialmente nativos com no mínimo 2 metros de altura, hortas residenciais, separação do lixo e outras medidas devidamente aprovadas pelo setor competente, que contribuam com a melhoria e preservação ambiental.

A título de incentivo, será concedido o desconto de 3% no Imposto Predial e Territorial Urbano por cada medida adotada. Os benefícios podem ser acumulativos, respeitando o limite de 15% do Imposto Predial e Territorial Urbano.

PROJETOS DE LEI APROVADOS DE ORIGEM EXECUTIVA

Projeto de Lei Nº 121/2022

- Institui o agente de contratação, a equipe de apoio e a comissão de contratação, suas atribuições e funcionamento, nos termos da Lei Federal nº 14.133/2021, e atribui gratificação.

Nº 01 – EMENDA MODIFICATIVA AO PL Nº 121/2022

Modifica o inciso IX que foi acrescentado ao Art. 15 da Lei Municipal nº 3.034, de 22 de dezembro de 2006.

Projeto de Lei Nº 122/2022

- Aprova o Calendário de Eventos do Município para o ano de 2023.

Nº 01 – EMENDA ADITIVA AO PL Nº 122/2022

Inclui o Campeonato Municipal de Bilhar entre bares ao Calendário de Eventos do Município o qual será realizado no mês de março.

Projeto de Lei Nº 123/2022

- Fica o Poder Executivo Municipal autorizado, a manter a contração temporária, do seguinte Cargo:

– 01 Monitor Educacional e Social 30h;

– 87 (oitenta e sete) Monitores Educacional e Social 30h;

– 27 Serviços Gerais;

– 37 Professores de Área I;

– 2 Professores de Área II, Artes;

– 1 Professor de Área II, Matemática,

– 2 Professores de Área II, Ciências;

– 2 Professores de Área II, Educação Física;

– 1 Professor de Área II, História;

– 2 Professores de Área II, Inglês;

– 5 Pedagogos Supervisores Escolar;

– 2 Pedagogos Orientadores Escolar;

– 1 Bibliotecário;

– 1 Psicopedagogo;

– 1 Psicólogo Educacional;

– 2 Pedreiros;

– 4 Secretários de Escola;

– 2 Motoristas;

Projeto de Lei Nº 124/2022

Passa denominar-se "Orlando de Oliveira", a praça localizada na Rua Bento Jose Labres, que faz quadra com a Rua Donatila Ribeiro Arnt, no Bairro São Francisco.

Projeto de Lei Nº 125/2022

– 01 Professor de Área I;

– 01 Monitor Educacional e Social 30h;

– 01 Professor de Área II;

– 01 Serviços Gerais;

– 01 Secretária de Escola.

INDICAÇÃO DE MELHORIA

- Seja feita a pavimentação da Rua Manoel Luiz da Silva, com a sobra do duodécimo que será repassado ao Poder Executivo. (Indicação do vereador Clóvis Pereira dos Santos)

A Câmara de Vereadores entrou em recesso parlamentar e retorna com as sessões legislativas no ano de 2023.

Data de publicação: 13/12/2022